Campeão brasileiro da Série B com o Cruzeiro em 2022, o volante Rômulo recebeu uma proposta para retornar ao futebol italiano nesta temporada. Apesar do histórico de 10 anos atuando no país europeu, o atleta entende que seguir no Brasil é a melhor opção para ele e para a família. A informação é da assessoria do jogador, que não revelou o nome do clube.
Livre no mercado, Rômulo acertou sua saída do Cruzeiro no fim da última temporada e desde então segue com treinos físicos para seguir jogando.
– Continuo me preparando, treinando constantemente e mantendo uma alimentação equilibrada. Recentemente recebi uma proposta para voltar ao futebol italiano, mas, junto à minha família, optamos por, neste momento, continuar no Brasil. Estamos analisando as possibilidades e creio que, em breve, teremos novidades –, disse ao Esporte News Mundo.
Conhecido por seu estilo de jogo intenso, Rômulo se vê em ótimas condições para seguir atuando.
– Hoje me sinto até melhor do que quando era mais jovem. Na parte física consigo manter o mesmo desempenho e, taticamente, tive uma evolução significativa. E isso é algo que só é adquirido com experiência, com o aprendizado conquistado a partir da vivência com diversos tipos de treinadores.
Na última passagem pelo Cruzeiro, entre 2021 e 2022, o meio-campista esteve disponível em todas as partidas, sem sofrer com nenhuma lesão. No total, atuou em 72 jogos, entre Série B do Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.
Esta foi a sua segunda passagem pelo Cruzeiro. Anteriormente, Rômulo havia defendido as cores da Raposa em 2010. Na temporada seguinte (2011), partiu para o futebol italiano, onde ficou até 2020. Entre 2014 e 2015 atuou pela Juventus e conquistou os títulos da Série A e da Copa da Itália (ambos em 14/15). Já na Lazio, venceu a Copa da Itália na temporada 18/19. Na passagem pelo Hellas Verona, também se destacou, com mais de 100 partidas disputadas.
Além das conquistas coletivas, Rômulo foi considerado quatro vezes o jogador mais intenso do Campeonato Italiano, nas temporadas 17/18 e 19/20 na Série A, e 13/14 e 16/17 na Série B. Também esteve perto de estar na Copa do Mundo de 2014 com a Itália, sendo inclusive pré-convocado. No entanto, uma pubalgia o tirou da competição.