Como fez 29 das 55 seleções filiadas à Uefa até o momento, a Suécia divulgou a lista de jogadores convocados para os dois primeiros jogos das Eliminatórias à Euro 2024, a serem disputadas na Alemanha na metade do próximo ano. O técnico Janne Andersson, dentre os 26 convocados, promoveu o retorno do atacante Zlatan Ibrahimović. Um dos principais nomes do futebol mundial no século, com inúmeras boas atuações pela seleção nórdica, está de volta não apenas para ser importante pela referência técnica dentro das quatro linhas, mas fora deles, de acordo com o próprio treinador, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (15).
“Zlatan Ibrahimović fez três aparições um pouco mais longas no Milan e se sente alerta e em boa forma, apesar de ter estado afastado por um longo tempo. Então, em meio a essa perspectiva, acho que ele pode acrescentar acima de tudo no campo, mas também à beira do gramado.”
Além de Ibrahimović, quem foi convocado após um período ausente foi o meia Albin Ekdal, atleta do Spezia. O jogador estava um ano fora de partidas pela seleção após sofrer lesão e retorna como um dos pilares de experiência para a parte inicial das Eliminatórias. O irmão de Albin Ekdal, Hjalmar Ekdal, que atua na defesa e joga no Burnley, também foi convocado. O único a ser chamado pela primeira vez foi o goleiro Viktor Johansson, de 24 anos, atleta do Rotherham.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Nas Eliminatórias à Euro 2024, a Suécia está no Grupo F, ao lado de Bélgica, Áustria, Azerbaijão e Estônia. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem classificação direta à Eurocopa. Os dois primeiros dos Blågult serão disputados na Friends Arena, maior estádio da Escandinávia, localizado em Estocolmo/SUE. Primeiro, contra a Bélgica na sexta-feira (24), às 16h45. Em seguida, diante do Azerbaijão, às 15h45 da segunda-feira (27). Sobre a chave e as expectativas para a disputa, Janne Andersson falou sobre o trabalho a ser desenvolvido e objetivos, além de colocar os belgas como favoritos à liderança.
“É bom disputar outra eliminatória e testar os jogadores. A Bélgica fez uma Copa do Mundo um pouco pior do que o esperado, mas, mesmo que não o fizessem, eles têm dominado por um longo período. Se tem que escolher algum time como favorito no grupo, é a Bélgica. Se não tivermos o Azerbaijão e a Estônia atrás de nós, não iremos à Euro. Devemos conseguir isso em uma série de oito jogos e, então, deixar a Áustria ou a Bélgica atrás de nós. Queremos disputar a Euro. A questão é como chegamos lá. Como devemos atuar em jogos ofensivos, em jogos defensivos e como nos comportar em campo? É nisso que focamos agora.”
Abaixo, veja a convocação da Suécia aos primeiros jogos das Eliminatórias da Euro.
Goleiros – Viktor Johansson (Rotherham/ING), Kristoffer Norfeldt (Allmänna Idrottsklubben ‘AIK’/SUE) e Robin Olsen (Aston Villa/ING).
Defensores – Joel Andersson (Midtjylland/DIN), Ludwig Augustinsson (Mallorca/ESP), Hjalmar Ekdal (Burnley/ING), Gabriel Gudmundsson (LOSC Lille/FRA), Isak Hien (Hellas Verona/ITA), Emil Holm (Spezia/ITA), Edvin Kurtulus (Hammarby/SUE), Victor Nilsson Lindelöf (Manchester United/ING) e Carl Starfelt (Celtic/ESC).
Meio-campistas – Viktor Claesson (København/DIN), Albin Ekdal (Spezia/ITA), Emil Forsberg (Leipzig/ALE), Samuel Gustafson (Häcken/SUE), Jesper Karlsson (AZ/NED), Jesper Karlström (Lech Poznań/POL), Kristoffer Olsson (Midtjylland/DIN) e Mattias Svanberg (Wolfsburg/ALE).
Atacantes – Anthony Elanga (Manchester United/ING), Alexander Isak (Newcastle/ING), Zlatan Ibrahimović (Milan/ITA), Dejan Kulusevski (Tottenham/ING), Viktor Gyökeres (Coventry City/ING) e Robin Quaison (Al-Ettifaq/SAU).
Técnico – Janne Andersson.