Nesta terça-feira (1º), as quatro seleções que compõem o Grupo E da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023 irão entrar em campo às 4 da manhã (horário de Brasília) para definir, na última rodada, quem irá avançar às oitavas de final e quem vai se despedir do torneio. No Eden Park, em Auckland/NZL, Portugal encara os Estados Unidos, enquanto Vietnã enfrentará os Países Baixos no Estádio Forsyth Barr, em Dunedin/NZL.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Na chave, as finalistas do último Mundial dividem a liderança com quatro pontos, com as norte-americanas na primeira colocação por ter melhor saldo de gols (3 a 1). Em seguida, as portuguesas têm chances de avançar e ocupa o terceiro lugar com três pontos, enquanto as debutantes vietnamitas estão eliminadas após perderem os dois duelos anteriores. Abaixo, veja o panorama de cada seleção antes da última rodada do Grupo E.
Estados Unidos
Com a goleada sobre o Vietnã na estreia e o empate diante dos Países Baixos, as norte-americanas dependem apenas das próprias forças. Um simples empate é suficiente par avançar. Se quiser terminar no topo da chave, precisa vencer ou torcer por empate dos Países Baixos. Em caso de derrota, precisa obrigatoriamente que as neerlandesas sejam derrotadas pelo Vietnã.
Países Baixos
As Leoas precisam vencer para se classificar apenas dependente de próprias forças. Se empatar, torce por derrota dos Estados Unidos por dois ou mais gols de diferença contra Portugal. As neerlandesas se classificam no primeiro lugar se golearem o Vietnã e se as estadunidenses perderem ou se as superarem no saldo de gols. As últimas finalistas avançam às oitavas até se forem derrotadas, mas, para isso, Portugal precisa obrigatoriamente perder também.
Portugal
Na terceira colocação do Grupo E com três pontos, as portuguesas foram derrotadas pelos Países Baixos na estreia, mas venceram o Vietnã. Têm o desafio mais difícil de enfrentar as atuais campeãs. Para se classificar, precisa vencer os Estados Unidos. Em caso de empate, o Vietnã precisa obrigatoriamente vencer os Países Baixos. A derrota levam as lusitanas de volta para casa.
Vietnã
Com duas derrotas em dois jogos, as asiáticas se despedem da competição.