Campeonato Brasileiro

Com um a menos, Botafogo vence o Flamengo e assume a liderança do Brasileirão

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Em clássico intenso e com muita rivalidade, o Botafogo venceu o Flamengo, nesta tarde de domingo, no Maracanã. O jogo terminou com um placar de 3 a 2 para o clube alvinegro. Mesmo com um a mais no segundo tempo quase inteiro, o Rubro-Negro não foi capaz de reverter a vantagem aberta pelo Botafogo na primeira etapa. Tiquinho Soares, duas vezes, e Danilo marcaram para o Glorioso, enquanto os dois gols do Rubro-Negro foram marcados por Léo Pereira.

O JOGO

As coisas começaram mal para o Flamengo antes mesmo da bola rolar. Gerson, que vinha sendo um dos melhores jogadores da equipe com Sampaoli, sentiu o adutor esquerdo no aquecimento e precisou ser cortado do jogo. No lugar de Gerson, o técnico argentino optou pela entrada de Ayrton Lucas, que seria poupado pela longa sequência de jogos. Ele também decidiu trocar Everton Ribeiro por Vidal e começar o jogo voltando com o esquema de três zagueiros: Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira.

A entrada de Ayrton não significou a volta da linha de 4. O lateral-esquerdo de origem foi colocado para fazer o mesmo papel que Gerson e se mostrou claramente desconfortável na função durante a primeira metade. Outra opção estranha (se não ruim) de Sampaoli nesta etapa foi usar o goleiro Santos como líbero. O jogador, por muitas vezes, chegou a construir do círculo central, com muita dificuldade para acionar os pontas em lançamentos longos.

+ Vídeo: Veja os melhores momento da vitória do Botafogo sobre o Flamengo

O Flamengo pode até ter ficado bastante com a bola na etapa inicial do jogo, mas foi o Botafogo que foi incisivo nas jogadas. A equipe rubro-negra finalizou muitas vezes, mas em jogadas sem perigo de fora da área ou em cruzamentos. A exceção foi a bola desperdiçada por Vidal nos primeiros minutos de jogo. Com Ayrton e Vidal faltou criação ao time e intensidade por parte do Chileno. Enquanto isso o Alvinegro chegava nos contra-ataques com perigo e, num pênalti infantil de Wesley, abriu o placar com Tiquinho Soares. A partir daí a tônica apenas se intensificou, o Flamengo não parecia ter a dimensão do jogo. Em um escanteio após chute perigoso de longe do Tiquinho, Danilo Barbosa segue a cartilha do centroavante, cabeceia para o chão e não deu chances para Santos.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Se no primeiro tempo o Flamengo foi arame liso, no segundo entrou fulminando o Botafogo. Everton Ribeiro entrou no lugar de Ayrton Lucas e a evolução do time foi imediata. Everton deixou Gabi na cara do gol em três jogadas quase consecutivas, mas não era noite do camisa 10 ser Gabigol. Mais uma vez. Ainda assim, a forte pressão do Rubro-Negro resultou num belo chute de primeira de Léo Pereira para o fundo da rede. O Flamengo estava de volta no jogo. A sensação, com a torcida do Mais Querido inflamada e com a expulsão do lateral Rafael, era de que a virada iria acontecer.

Foram vários minutos de ataques do Flamengo causando perigo, não parecia a mesma equipe do primeiro tempo. O problema foi que o setor defensivo mostrou não ter acompanhado. Péssima partida de David Luiz e Vidal. O esquema de três zagueiros também claramente não funcionou. Numa bela jogada pela ponta direita, pouco após outro grande contra-ataque do Botafogo (mesmo na desvantagem numérica), Tche Tchê fez o que quis com a defesa rubro-negra. No melhor momento do Flamengo no jogo, Tiquinho Soares fuzilou Santos. 3 a 1 e nem parecia que o Botafogo estava na desvantagem. Estava não só sem um jogador, como também sem técnico. Luís Castro já havia sido expulso na confusão que antecedeu o primeiro gol do Flamengo.

Em um segundo tempo de uma verdadeira montanha russa e de uma noite apagada tanto de Gabi quanto Pedro, quem brilhou pelo lado flamenguista foi Léo Pereira. Bela cabeçada no escanteio de Everton Ribeiro. Mas isso não foi o suficiente. O final do intenso segundo tempo de jogo se encaminhou para o fim com a mesma cara do resto da partida. O Flamengo empurrava e o Botafogo assustava no contra-ataques, com uma clara consciência do que deveria fazer. Algo que em muitos momentos pareceu faltar para o Flamengo. Fim de jogo, vitória do Glorioso.

SHOW DE TIQUINHO

Tiquinho Soares foi o grande nome do jogo. Ele fez dois gols (um de pênalti e o outro finalizando após boa jogada de Tchê Tchê) e, no fim, quando o Flamengo pressionava, teve papel importante segurando a bola no ataque e acalmando os nervos. São 12 gols na temporada. Está jogando muita bola.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Flamengo volta a campo na próxima quinta-feira (04), para enfrentar o Racing-ARG pela terceira rodada da Copa Libertadores da América. O jogo marca o primeiro confronto do Rubro-Negro contra seu principal concorrente pela primeira colocação do Grupo A e acontecerá em Buenos Aires, no Presidente Perón, às 21h30 (horário de Brasília). Já o Botafogo recebe a LDU no Nilton Santos em confronto pela Copa Sul-Americana, também no dia 04.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo