— Continua depois da publicidade —

A final do Campeonato Alagoano, disputada no último sábado (16), teve o CRB conquistando a taça após derrotar o ASA por 2 a 1. Foi o quarto título consecutivo do Galo, e a grande decisão contou com ativações e inovações da Federação Alagoana de Futebol (FAF) dentro e fora dos gramados.
+ Fique por dentro de tudo sobre o Alagoano
Ao longo de toda competição, assim como no ano passado, o torneio contou com o sistema de multibolas, que será implementado também pela CBF no Brasileirão de 2025. As bolas foram posicionadas sobre plataformas espalhadas pelo campo de jogo para facilitar e agilizar a reposição.
O campeonato distribuiu uma premiação total de mais de R$2 milhões, com cotas para todos os participantes. Para a grande decisão, estavam em jogo R$100 mil, quantia que representa a nona maior premiação divulgada entre todas as finais de estaduais pelo Brasil.
Aos 33 anos, Felipe Feijó, presidente da FAF, é um dos mais novos comandantes de todas as federações.
– Na Federação Alagoana de Futebol, sempre buscamos promover novas experiências para impulsionar tanto a qualidade do campeonato quanto o marketing da competição e demais propriedades. Mesmo com um orçamento reduzido se compararmos a outras realidades de nosso país, acreditamos muito na capacidade de inovar. Fazemos um trabalho constante nesse sentido e, inclusive, costumamos dizer que somos um laboratório para novas ações – ressalta Feijó, presidente da FAF.
– Estamos caminhando passo a passo para oferecer o melhor para os nossos clubes. Temos um comprometimento enorme com o futebol alagoano, seguiremos trabalhando e desenvolvendo novas ideias e novos negócios em busca dessas melhorias – explica o presidente.
Para a final, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) promoveu novas ações desde antes do apito inicial ao final do jogo. Confira as principais, a seguir:
Lounge para torcedores no campo
Entre as ações de destaque no campeonato, quatro torcedores de cada um dos dois finalistas tiveram a oportunidade de assistir à finalíssima diretamente do campo. Atrás dos gols, foi montado um lounge exclusivo, que recriou o ambiente de um bar. Os escolhidos, mediante sorteio realizado pelos clubes nas redes sociais, também puderam acompanhar de perto a cerimônia de premiação, bem como a entrega das medalhas e da taça ao campeão.
Atrativos dentro e fora do estádio
Além de apresentações e show de pirotecnia antes da partida, durante o intervalo, para agitar ainda mais o espetáculo, a banda local SambaLelê se apresentou com um show exclusivo para os milhares de torcedores que estarão no Estádio Rei Pelé. Além disso, fora do local da partida, a FAF, em parceria com a Ambev e a Abrasel, garantiu promoções aos torcedores em bares de Alagoas que estiverem transmitindo um jogo de futebol dos clubes do estado. O torcedor que for a um estabelecimento com a camisa do seu time, após a compra das primeiras cervejas, ganha uma nova gratuitamente.
Ação no pontapé inicial
No pontapé inicial, inclusive, a bola do jogo foi entregue por um motoboy representando uma empresa de delivery. A ação contou com a retirada da bola de dentro da mochila do entregador.
Inspiração na NBA
Para enaltecer o confronto decisivo, a FAF, a exemplo de competições internacionais de destaque, como a National Basketball Association (NBA), desenvolveu uma identidade visual única, com uma nova logomarca nas cores preto e dourado.
Sobre a Federação Alagoana de Futebol
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) administra e fomenta o futebol em Alagoas com responsabilidade, transparência e modernidade. Sua história começou em 1927, com a Coligação Esportiva de Alagoas (CEA), seguida pela Federação Alagoana de Desportos (FAD) em 1934, até a criação da FAF em 1991. Atualmente, é presidida por Felipe Feijó, o mais jovem entre os dirigentes das federações estaduais do Brasil.
