Sport

Confira a caminhada do Sport até o acesso

Foto: Paulo Paiva / Sport Recife

O acesso do Leão da Ilha veio apenas no último jogo, contra o campeão Santos, e com o Lucas Lima sendo o herói

Foto: Paulo Paiva / Sport Recife

Desde 2022, jogando a segunda divisão, o tão sonhado acesso à elite nacional aconteceu para o Sport. 

Apontado como um dos favoritos ao lado do Santos para o título, o Sport brigou pelo acesso o campeonato inteiro, e teve um determinado momento da competição que o título parecia uma realidade, entretanto, o acesso só foi confirmado na última rodada.

Primeiro turno

Nas primeiras 19 rodadas, o Sport terminou na quinta posição com 30 pontos, dois a menos do que o Operário-PR, primeiro time do G4, e quatro pontos atrás do Santos, que naquela altura era o líder. 

O Leão começou a competição com incríveis quatro vitórias seguidas, o primeiro revés só veio na quinta rodada, derrota para o Ituano por 1 x 0. A partir dali, o Sport se dividiu entre a Série B, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. O Leão teve três derrotas seguidas a partir do jogo contra o Ituano e acabou sendo eliminado das copas. A partir da nona rodada até o final do primeiro turno, o Sport empatou cinco, venceu quatro e perdeu uma. Foi uma fase instável do Leão da Ilha na Série B.

Após o empate contra o América-MG em casa na 15ª rodada, o Sport demitiu o treinador argentino Mariano Soso e foi comandado pelo auxiliar César Lucena até a 18ª rodada. O Sport havia anunciado Guto Ferreira para a sequência da competição.

Segundo turno

Após a vitória contra o Amazonas por 3 x 2 no primeiro jogo do returno, o Leão, enfim, voltou para o G4. Porém, a equipe teve uma sequência negativa de três derrotas seguidas, o que acabou culminando na demissão precoce do Guto Ferreira. Na 24ª rodada, o Sport voltou a vencer após a sequência de resultados ruins, novamente sob o comando do auxiliar César Lucena.

No jogo seguinte, o Sport anunciou o Pepa, ex-treinador do Cruzeiro, e a estreia do português foi com vitória sobre o Avaí fora de casa por 2 x 0. O time ficou nove jogos sem perder, somou cinco vitórias e quatro empates desde a estreia do novo treinador, e foi o período em que o Sport ficou brigando ponto a ponto com o Santos e com o Novorizontino. Na 32ª rodada, após vitória sobre o Botafogo-SP por 3 x 1 e com as derrotas do Santos e Novorizontino, o Sport encostou na liderança com os mesmos 56 pontos do Santos. 

Na 36ª rodada, após ter perdido dois jogos e ter empatado na rodada com a Chapecoense, o Sport acabou caindo para a quinta posição, ficando com os mesmos 60 pontos do Ceará, mas sem chances de títulos.

O tão sonhado acesso só veio na última rodada, com emoção. O Sport não dependia mais de si para conseguir o acesso, tinha que bater o campeão Santos e torcer para Novorizontino, Mirassol ou o Ceará perderem. O Leão da Ilha conseguiu vencer o Santos por 2 x 1, com dois gols do Lucas Lima – que pertence ao time paulista – e ainda contou com a vitória do Goiás sobre o Novorizontino.

Muita emoção na Ilha do Retiro

Desde que caiu para a Série B, o Sport vinha batendo na trave nos anos anteriores. Em 2022 e em 2023, o Leão da Ilha ficou em sétimo, porém no ano passado, o time ficou a um ponto do acesso. Houve muita festa e comoção dos jogadores, comissão e da torcida, que preparou uma linda festa para a equipe após a confirmação do acesso.

O Sport teve seus altos e baixos na competição, mas cresceu na hora certa, acertou na contratação do treinador Pepa, contou com o tropeço do Novorizontino e alcançou seu objetivo para a temporada. Para 2025 é pensar em manter o trabalho e buscar reforços na equipe, visto que o Brasileirão do próximo ano promete ser o mais competitivo dos últimos anos, por conta do retorno do Santos à elite e ao poderio financeiro dos times que brigaram este ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo