Flamengo

Confira o retrospecto de Flamengo x Athletico, finalistas da Libertadores 2022

Confira o retrospecto de Flamengo x Athletico, finalistas da Libertadores 2022
Foto: Marcelo Cortes | Flamengo

Está chegando a hora! Neste sábado, dia 29 de outubro, Flamengo e Athletico fazem a finalíssima da Libertadores da América 2022. Como é desde a edição de 2019, a decisão será em jogo único. O palco do duelo entre cariocas e paranaenses será o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. A bola rola às 17h (horário de Brasília).

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Esta será a quarta final de Libertadores do Flamengo, que disputou o título em 1981, 2019 e 2021. Nas duas primeiras vezes que decidiu a competição, sagrou-se campeão. O time da Gávea busca o tricampeonato. Já o Athletico tenta a primeira conquista do torneio. O Furacão foi finalista em 2005. Na ocasião, empatou em 1 a 1 com o São Paulo, no Beira-Rio, e perdeu por 4 a 0 no Morumbi.

Retrospecto

Flamengo e Athletico já se enfrentaram 73 vezes. Foram 54 encontros no Brasileirão, dois na Libertadores, dez na Copa do Brasil, dois na Sul-Americana, um na Supercopa do Brasil, dois no Robertão, um na Copa dos Campeões e um na Primeira Liga. 

Os cariocas levam vantagem, mas a diferença é curta. O Flamengo venceu 29 jogos, o Athletico triunfou em 26 e as equipes ainda empataram outras 18 vezes. O time da Gávea marcou 92 gols, enquanto o Furacão anotou 89 tentos.

Em 33 jogos em casa, o Flamengo venceu 22, empatou quatro e perdeu sete. Já o Athletico, em 38 confrontos como mandante, triunfou em 19, empatou 14 e foi derrotado em cinco. Os cariocas venceram os dois confrontos em campo neutro. 3 a 0 na Supercopa do Brasil de 2020, no Mané Garrincha, em Brasília, e 1 a 0 no Albertão (PI), pelo Grupo B da Copa dos Campeões de 2002.

Na Libertadores, as equipes se encontraram na fase de grupos da edição de 2017. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo venceu por 2 a 1. Na segunda partida, na Arena da Baixada, o mesmo placar, só que desta vez a favor do Athletico. Na ocasião, o time paranaense avançou no torneio em segundo do grupo, atrás do San Lorenzo, da Argentina, enquanto a equipe carioca ficou na terceira posição e acabou eliminada.

+ Flamengo desembarca em Guayaquil para final da Copa Libertadores

+ No Equador, Alberto Valentim comenta sobre final da Libertadores: ‘Esse é o sonho’

Nesta temporada, Flamengo e Athletico já se encontraram em um mata-mata. Foi nas quartas de final da Copa do Brasil. Após um 0 a 0 no Maracanã, o time da Gávea avançou na competição com uma vitória por 1 a 0 na Arena da Baixada.

A vitória na Copa do Brasil deste ano, no dia 17 de agosto, foi a última vez que os cariocas bateram os paranaenses. Já o último triunfo do Athletico contra o Flamengo foi em 23 de abril, por 1 a 0, em seus domínios, pela terceira rodada do Brasileirão 2022. Entre as partidas citadas, outros dois encontros aconteceram, o empate no mata-mata nacional e uma goleada de 5 a 0 do time da Gávea na 22ª jornada do Brasileiro.

*Todos os dados são do site “OGol”

Siga nosso setorista no Twitter e no Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo