Na tarde deste sábado (5), saíram os primeiros classificados para as oitavas de finais do Campeonato Brasileiro Série D de 2023. Seis jogos tiveram as definições com as partidas de ida da segunda fase. Ceilândia, Portuguesa-RJ, Athletic Club, Ferroviária, Bahia de Feira e Ferroviário garantiram a classificação.
O Ceilândia goleou o Vitória-ES por 3×0 no jogo de volta com gols de Gabriel Bortoletto (2x) e Clemente no Estádio Abadião. O clube conseguiu reverter o 1×0 do Vitória no jogo de ida, e em casa, conquistou a classificação.
A Portuguesa carioca goleou o Operário VG por 4×0 no Estádio Luso-Brasileiro. Os gols foram marcados por João Paulo, Anderson, Douglas e Romarinho, que garantiram a classificação para as oitavas da Série D. Os cariocas conseguiram reverter a vitória do Operário no jogo de ida por 1×0.
O Athletic Club empatou em 0x0 com o Brasiliense no Estádio Joaquim Portugal, pela partida de volta, mas como havia vencido a ida por 2×0, garantiu a classificação.
A Ferroviária passou de fase nas cobranças de pênaltis. Depois de um 2×2 no tempo normal, e um 1×1 no jogo de ida, a partida da volta foi para as cobranças. A Ferroviária venceu por 4×2 nas penalidades e garantiu a vaga nas oitavas.
O Ferroviário goleou o Princesa do Solimões por 3×0 no Estádio Presidente Vargas (CE). Com gols de Alisson, Matheus Lima e Cadu, Ferrão fez 4 a 1 no agregado das duas partidas e avança para encarar o vencedor de ASA ou Nacional de Patos, que se enfrentam no domingo (6).
Bahia de Feira e Potiguar de Mossoró ficaram no 1×1 no placar agregado, com Bahia vencendo na volta e Potiguar na ida, a partida deste sábado foi para os pênaltis. Os baianos venceram nas penalidades e garantiram a vaga nas oitavas de finais da Série D.