Nas provas classificatórias e repescagens de atlestismo nas Olimpíadas de Paris 2024, na manhã desta segunda-feira (5), no Stade de France, o Brasil garantiu duas vagas nas semifinais dos 400m com barreiras masculino, com Piu e Matheus, e um lugar na repescagem dos 400m rasos feminino com Tiffani Marinho. Confira os resultados.
400m COM BARREIRAS
Abrindo o dia de provas, Alison dos Santos, o Piu, e Matheus Lima representaram o Brasil nos 400m com barreiras. Na terceira bateria, Piu registrou 48.75s e terminou a prova na terceira colocação, avançando às semifinais. Matheus Lima cravou 48.90s de prova, terminou na segunda posição da bateria 5 e também é semifinalista.
Pela categoria feminina, Chayenne da Silva participou da repescagem e completou a corrida em 56.56s, o sétimo melhor tempo da bateira 2. A marca não qualificou a brasileira às semifinais. O Brasil se despede da disputa.
400m
Na repescagem dos 400m masculino, em uma série disputada por três atletas, Lucas Carvalho finalizou a prova no terceiro lugar da bateria, com 46.25s, e 17º melhor tempo na classificação geral. O resultado não leva o brasileiro às semifinais e Carvalho está foram da próxima fase.
No feminino, Tiffani Marinho fez o sétimo melhor tempo da série 3, com 52.62s, e precisou aguardar os resultados finais da prova para confirmar a classificação à repescagem. O ranking geral foi liderado por Marileidy Paulino, da República Dominicana, que completou a prova em 49.42s. A brasileira ficou na 40ª posição do quadro geral e terá outra chance de lutar por uma vaga entre as semifinalistas.
SALTO COM VARA
Na busca por uma vaga entre as finalistas do salto com vara, Juliana de Menis Campos saltou 4.20m na primeira marca registrada e 4.40m na segunda, sendo a 11ª na colocação do grupo A e 21ª da classificação geral. Com o resultado, Juliana Campos não avança e o Brasil se despede da disputa da modalidade.
200m
Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins correram a repescagem dos 200m rasos feminino, sendo a última oportunidade de continuarem na competição. Na primeira bateria de prova, Azevedo terminou na sexta colocação, completando em 23.44s, fora da zona de classificação. Martins completou a prova em 23.82s e também está fora das semifinais.
O atletismo brasileiro segue sendo representado na prova desta tarde. Nos 200m masculino, Renan Correa tentará uma vaga na semifinal da categoria ou um lugar na repescagem. A disputa está prevista para acontecer às 14h55 (horário de Brasília).