Mercado da bola

Confira quatro das maiores transferências de times brasileiros

Foto: Divulgação/Pexels

De tempos em tempos um jogador brasileiro se destaca e é vendido por muito dinheiro para a Europa. Essa prática se tornou mais comum a partir da última década e quase uma vez por ano há uma grande transferência. Sendo assim, você precisa conhecer algumas das transferências milionárias de times brasileiros.

O fato é que muitos craques já deixaram o Brasil rumo à Europa por valores relativamente baixos. Isso era bastante comum na década de 90 e 2000, quando atletas como Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Raí, Rivaldo, Kaká e outros saíam para clubes europeus por valores não tão altos. Hoje em dia, a situação mudou – e as vendas são bem maiores.

Lucas Moura – São Paulo

Meio-campista rápido e habilidoso, Lucas Moura é uma das transferências milionárias de times brasileiros. O jogador surgiu como uma grande promessa do São Paulo em 2010, foi líder de títulos importantes da seleção brasileira sub-20 e ajudou o tricolor paulista a vencer a Copa Sul-Americana de 2012.

Naquele mesmo ano, ele acabou sendo vendido para o PSG da França pelo incrível valor de 40 milhões de euros. Na época, Lucas se tornou a venda mais cara do Brasil da história, e atualmente ocupa a quarta colocação neste ranking. Apesar das expectativas, ele não brilhou tanto no clube francês, mas teve uma boa passagem pelo Tottenham, da Inglaterra.

Neymar – Santos

O melhor e principal jogador do Brasil da história recente, Neymar foi e continua sendo a venda mais cara de um clube brasileiro de todos os tempos. O atleta entra para a lista de transferências milionárias de times brasileiros ao sair do Santos para o Barcelona pelo valor de 88,4 milhões de euros.

Depois de ter brilhado no Santos profissional por cinco temporadas, Neymar despontava como uma das principais promessas do mundo. O jogador recebeu propostas dos maiores clubes da Europa, mas acabou sendo vendido para o Barcelona na temporada 2013/2014 – onde viveu, provavelmente, o auge da sua carreira.

No Barça, ele protagonizou um dos mais incríveis trios de ataque da história do futebol, o trio MSN: Messi, Suárez e Neymar. Foi campeão da Liga Espanhola e Liga dos Campeões e, em 2017, acabou sendo comprado pelo PSG – onde se encontra até então.

Arthur – Grêmio

Em uma época em que o futebol brasileiro estava carente de meias e volantes habilidosos, Arthur despontava como uma grande alternativa. O atleta foi um dos principais jogadores do Grêmio na vitoriosa campanha de 2017, quando a equipe gaúcha conquistou a Libertadores da América. Já em 2018, ele foi vendido também para o Barcelona pelo valor de 31 milhões de euros, entrando para a lista de transferências milionárias de times brasileiros. A venda de Arthur é a nona mais cara da história do futebol brasileiro.

Bernard – Atlético Mineiro

Outro jogador que se destacou bastante no início da década de 2010, despontando como uma das principais promessas do país, foi o meia atacante Bernard. O atleta fez parte do elenco vitorioso do Atlético Mineiro de 2013, o qual conquistou o título inédito da Libertadores da América.

Em 2013, no entanto, Bernard entrou para a lista de transferências milionárias de times brasileiros. O jogador foi vendido para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, por 25 milhões de euros. No entanto, ele não rendeu o que se esperava e acabou ficando meio apagado do futebol. Desde então, passou pelo Everton, da Inglaterra, e hoje joga na Arábia Saudita.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo