Futebol Internacional

Conheça Andriy Lunin, substituto de Courtois no Mundial de Clubes

Foto: David Ramos/Getty Images

O Real Madrid terá pelo menos três desfalques importantes para disputar a atual edição do Mundial de Clubes, no Marrocos. Entre as ausências mais sentidas está a do goleiro Thibaut Courtois, considerado por muitos o melhor da posição na atualidade. O belga fica fora por conta de dores no músculo abdutor da coxa esquerda e será substituído pelo jovem Andriy Lunin, ucraniano de apenas 23 anos.

O Mundial será a primeira competição completa que Lunin vai disputar pelo Real Madrid. Embora esteja vinculado ao clube merengue desde a temporada 2018/19, o goleiro sempre foi reserva de Courtois ou então passou um período fora do clube emprestado a outras equipes para ganhar uma rodagem maior.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A Atual temporada, aliás, é aquela que Lunin mais fez jogos pelo Real Madrid. Ao todo são oito jogos até aqui, incluindo dois na Liga dos Campeões, justamente por um período em que Courtois passou lesionado. Entre os meses de setembro e outubro, o titular do Real Madrid sofreu com dores nas costas e Lunin chegou a disputar seis jogos seguidos. O período foi marcado por quatro vitórias e dois empates, aonde o Real Madrid sofreu apenas quatro gols.

Essa sequência de Lunin foi importante para o goleiro ganhar a confiança de Carlo Ancelotti e também da torcida do Real Madrid. Além de estar em campo em dois jogos da Liga dos Campeões, o ucraniano também participou do clássico com o Barcelona, no Santiago Bernabéu, aonde o Real Madrid saiu de campo com a vitória por 3 a 1. Os outros dois jogos de Lunin na temporada foram contra o Carcereño, pela Copa do Rei, e o mais recente contra o Mallorca, em LaLiga.

Lunin iniciou a sua carreira no futebol nas categorias de base do Metalist, da Ucrânia. Ainda nas camadas jovens passou ao Dnipro, aonde fez o seu primeiro jogo profissional. No entanto, Lunin só chamou a atenção do Real Madrid depois de ter passado uma temporada pelo Zorya. Em 2017/18 foram 36 jogos, incluindo partidas da Liga Europa, até assinar pelo Real Madrid.

Para ganhar rodagem antes de assumir uma função no clube merengue, Lunin foi emprestado primeiramente ao Leganés e depois ao Valaldolid. No entanto, o melhor momento que viveu no futebol espanhol foi na temporada 2019/20, quando disputou 20 jogos pelo Real Oviedo na segunda divisão da Espanha. Desde a temporada 2020/21, o goleiro integra o elenco profissional do Real Madrid de maneira definitiva.

Pela seleção da Ucrânia, Lunin disputou alguns amistosos, além da Nations League da temporada 2021/22, aonde esteve em campo em três partidas. No entanto, o grande destaque do goleiro foi pela seleção de base, aonde foi titular do Mundial sub-20, em 2019, levando a Ucrânia ao título daquela edição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo