Foram definidas as sete equipes que avançaram em seus confrontos dos playoffs e garantiram suas vagas na “fase de liga” da Champions League 2024/2025. Elas se juntam as outras equipes que disputarão a fase final da competição. O sorteio da competição acontece amanhã, às 13h (horário de Brasília).
Ao invés do antigo formato da fase de grupos, com 32 times divididos em oito grupos com quatro membros e com os dois primeiros avançando para o mata-mata. Agora a competição terá um formado de “liga” e terá mais quatro vagas.
Durante os dois últimos dias, foram definidos os últimos classificados para a fase final da competição. Conheça as equipes que se classificaram por meio dos playoffs abaixo:
Young Boys eliminou o favorito Galatasaray
O Young Boys, atual campeão suíço, levou a melhor e despachou o Galatasaray, atual bicampeão turco, por 4 a 2 no agregado dos dois jogos. O time de Berna havia vencido o primeiro jogo com uma vantagem mínima, enquanto no segundo jogo se defendeu bem e venceu com o gol de Alan Virginius no segundo tempo. Essa é a nona vez na história que a equipe da capital suíça irá disputar a fase final da competição continental.
A partida foi marcada por confusão. Durante a comemoração do gol, o goleiro uruguaio do Gala, Fernando Muslera, foi expulso ao acertar um chute cruzado em Virginius que comemorou em frente a torcida turca.
RB Salzburg treinado pelo ex-auxiliar de Klopp
Na Áustria, o RB Salzburg treinado por Pep Lijnders, ex-auxiliar de Jürgen Klopp no Liverpool, empatou com o Dínamo de Kiev por 1 a 1 em um jogo aberto. No entanto, os austríacos haviam vencido o jogo de ida por 2 a 0 e se classificaram por 3 a 1 no placar agregado do confronto.
Sparta Praga volta à fase principal da Champions League após 19 anos
Na Suécia, o Sparta Praga voltou a bater o Malmo por 2 a 0, mesmo placar do jogo de ida (4 a 0 no agregado). O jogo foi fechado com poucas chances. No primeiro tempo, as duas equipes desperdiçaram cobranças de pênaltis. Enquanto na etapa final, os tchecos foram superiores e venceram com dois gols no final do jogo.
Lille passa em um confronto emocionante
Em jogo de volta aberto e agitado, o Lille perdeu para o Slavia Praga por 2 a 1, mas passou por conta de ter vencido o duelo da ida por dois gols de diferença (3 a 2 no agregado). Na capital tcheca, a equipe Vermelho e Branco abriu o placar no começo do primeiro tempo, Les Dogues empataram e time tcheco marcou o segundo e pressionou, mas não conseguiu marcar o terceiro.
Os grandes destaques do confronto foram o ponta kosovar, Edon Zhergrova, e o atacante canadense, Jonathan David. A dupla participou dos três gols da equipe do norte da França nos playoffs diante do Slavia Praga.
Slovan Bratislava tem classificação emocionante e histórica
Em outro confronto equilibrado, o Slovan Bratislava despachou o Midtjylland de virada, por 3 a 2, e garantiu a primeira classificação de sua história para a fase final da competição (4 a 3 no agregado). As duas equipes haviam empatado no primeiro jogo, que foi disputado na Dinamarca.
Na capital eslovaca, os dinamarqueses abriram o placar, mas o Slovan deixou tudo igual. Já na etapa final, o atual campeão dinamarquês ficou em vantagem, mas no finalzinho a equipe eslovaca virou em apenas quatro minutos. Já nos acréscimos a partida teve ainda mais emoção. Em cobrança falta, Dario Osório encheu o pé, carimbou a trave, e quase levou a partida para prorrogação.
Dinamo Zagreb é superior e elimina Qarabag
No encontro entre dois campeões nacionais, o Dinamo Zagreb foi superior e levou a melhor sobre o Qarabag fora de casa, vencendo por 2 a 0. O atual campeão croata já havia vencido o primeiro jogo e com isso terminou a eliminatória com uma goleada (5 a 0 no agregado). O grande destaque do confronto foi o ponta Marko Pjaca, ex-Juventus, que marcou nos dois jogos.
Estrela Vermelha vira sobre o Bodo com gol brasileiro
No lendário estádio Rajko Mitic, o Estrela Vermelha dominou e venceu o Bodo/Glimt por 2 a 0, virou o placar agregado, e com isso se classificou para a fase final da competição continental.
O destaque do jogo ficou para o atacante brasileiro Bruno Duarte, que abriu o placar de pênalti. O atual campeão sérvio havia perdido o jogo de ida na Noruega por uma vantagem mínima.
Sorteio
Nesta temporada, ao invés do antigo formato de fase de grupos, a edição 2024/2025 da Champions League terá 36 clubes que vão encarar um formato de “liga”‘, com cada um disputando oito partidas metade como mandante, a outra como visitante. Os adversários de cada equipe serão definidos por um sorteio que será feito com a ajuda de um computador.
Quando uma equipe for sorteada, o computador irá definir na mesma hora seus adversários, sendo dois de cada pote. Cada equipe jogará quatro vezes em casa e quatro fora. Clubes do mesmo país não poderão se enfrentar nesta etapa da competição.
As datas das partidas serão anunciadas neste sábado (31). A fase de liga será disputada até 29 de janeiro de 2025, os jogos acontecerão nas terças, quartas e quintas. Após seu término, as equipes que terminarem entre o primeiro e o oitavo lugar estarão garantidas nas oitavas de final. Quem ficou da nona até a 24ª posição disputará os playoffs, com duelos de ida e volta, com oito vagas em disputa. Quem ficar abaixo disso será eliminado.
O mata-mata da competição segue com o mesmo modelo. Com as equipes classificadas se enfrentado em duelos de ida e volta.