O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou o seu novo Safety Car para a sua décima temporada: o Porsche Taycan Turbo GT.
Este veículo fará a sua estreia na rodada dupla de Berlim, na Alemanha, no E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024, agendado para os dias 11 e 12 de maio. A competição elétrica já realizou oito etapas neste ano.
A participação da Porsche na Fórmula E reflete o seu compromisso com a sustentabilidade e a eletrificação. A experiência adquirida no automobilismo contribui para avanços na produção em série, como demonstrado pelas melhorias contínuas no modelo Taycan.
O modelo elétrico Taycan Turbo GT foi revelado nesta temporada como o Porsche de série mais potente de todos os tempos, estabelecendo tempos de volta recordes em Nürburgring, na Alemanha, e Laguna Seca, nos Estados Unidos.
A partir do E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024, duas variantes do carro em cores diferentes estarão disponíveis na pista: uma para liderar as equipes durante as corridas e outra como reserva.
“A sustentabilidade e a eletrificação são de grande importância para a Porsche, o que se reflete nas nossas atividades automobilísticas, incluindo a introdução do Taycan Turbo GT como Safety Car.”’
”Isso simboliza a nossa aprendizagem no automobilismo para aplicação em séries. Na Fórmula E, isso se aplica especialmente aos nossos carros esportivos elétricos, por exemplo, na gestão de energia.”
”Essa é outra razão pela qual o Taycan melhorou recentemente em quase todas as disciplinas”, comentou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.
Equipado com o pacote opcional Weissach, o Porsche Taycan Turbo GT alcança uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h. O seu MODO ATAQUE baseia-se diretamente na tecnologia da Fórmula E, como visto em todas as máquinas GEN3, incluindo o Porsche 99X Electric, vencedor do Campeonato Mundial.
Com o MODO ATAQUE ativado, o carro recebe um aumento temporário de até 120 kW de potência adicional. Dos dois novos Safety Cars da Fórmula E, um contará com a atualização do pacote Weissach, que inclui uma asa traseira e sem bancos traseiros, e o outro com o pacote padrão sem a asa traseira adicionada, bem como dois bancos dianteiros e dois traseiros.
Desenvolvido com expertise e paixão
Assim como a abordagem pioneira por trás do carro de corrida de Fórmula E da Porsche, o Porsche 99X Electric, o Taycan Turbo GT foi desenvolvido nas instalações de I&D da Porsche em Weissach (Alemanha), que operam em uma base líquida neutra em carbono.
A supervisão e manutenção dos veículos continuarão sob a experiência dos especialistas da Porsche da Manthey em Nürburgring (Alemanha), responsáveis por implementar quaisquer adaptações necessárias. Essas melhorias abrangem desde luzes de advertência e sistemas elétricos até equipamentos de comunicação e extintores de incêndio de última geração.
Ao volante do Safety Car da Fórmula E continuará o piloto português Bruno Correia.
A Porsche na Fórmula E
A equipe TAG Heuer Porsche Formula E disputa a sua quinta temporada na categoria elétrica nesta temporada 10, ao lado da equipe americana Andretti Formula E, ambas com o Porsche 99X Electric.
A Porsche reafirma a sua dedicação ao Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, enfatizando a sua ambição de liderar entre os fabricantes de automóveis tradicionais nos domínios da eletrificação, sustentabilidade e tecnologia. Por meio da sua participação no campeonato, a marca obtém informações valiosas que informam o desenvolvimento dos seus carros esportivos elétricos de produção em série.
O E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024 acontece de 11 a 12 de maio. Para mais informações, consulte https://www.fiaformulae.com/.