São Paulo

Conheça os adversários do São Paulo na Libertadores 2024

São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Estreia do São Paulo na Libertadores vai ser em 04 de abril, contra o Talleres

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo vai disputar a fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2024, a principal competição do futebol sul-americano. O Tricolor, tricampeão em 1992, 1993 e 2005, terá pela frente um time argentino, chileno e equatoriano.

Realizado na segunda-feira, 18 de março, o sorteio da Conmebol dividiu as 32 equipes em oito grupos de quatro. O São Paulo caiu no grupo B ao lado de Talleres, da Argentina, Cobresal, do Chile, e Barcelona de Guayaquil, do Equador.

O Tricolor vai enfrentar os três times da sua chave em duas oportunidades cada, uma em casa e a outra fora, formando seis rodadas sob o sistema de pontos corridos. Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final, enquanto o terceiro vai para a Sul-Americana e o último é eliminado.

A estreia do São Paulo está marcada para quinta-feira, 04 de abril, contra o argentino Talleres, no Estádio Mário Alberto Kempes, às 21h (de Brasília), na primeira rodada.

Talleres

Em 2019, o Talleres eliminou o São Paulo na segunda fase preliminar da Libertadores. Cinco anos depois, os dois se encontram na fase de grupos da competição. Criado em 1913 em Córdoba, na Argentina, o clube nunca ganhou o Campeonato Argentino, acumulando o vice em 1977 e 2023.

Apesar de não ter o troféu nacional, o Talleres é um clube tradicional. Acumula quatro participações na Libertadores, a estreia em 2002, 2019, 2022 e 2024, sem classificações para a final. Na temporada passada, o elenco conquistou o vice-campeonato e, por ser o melhor colocado na classificação geral, ficou com a vaga no torneio da Conmebol.

São Paulo e Talleres já se enfrentaram em quatro oportunidades: três empates e uma vitória para o argentino, justamente em 2019 na fase preliminar. Em 2024, dois encontros entrarão para a lista: um em Córdoba e outro no MorumBIS, na capital paulista.

Entre os três, o Talleres é o adversário mais complexo do São Paulo na fase de grupos. Além da desvantagem nas estatísticas, jogar fora de casa é sempre um grande desafio ao Tricolor. O elenco de Córdoba faz uma boa temporada no Campeonato Argentino, com destaque para Federico Girotti.

Cobresal

O segundo adversário do São Paulo na Libertadores é o Cobresal, clube de futebol chileno com sede na Região de Atacama. Fundado em 1979, acumula um título nacional e três participações na Copa Libertadores: em 1986, 2016 e 2024.

Em 1986, a equipe foi eliminada na fase de grupos mesmo depois de vencer uma partida e empatar as outras cinco, ocupando a terceira posição. Em 2016, também caiu na primeira fase ao marcar apenas três pontos com uma vitória e cinco derrotas. Esta é a terceira vez que disputa o torneio da Conmebol.

Os destaques do Cobresal são Diego Coelho, Franco García e Leandro Navarro.

Aqui, o verdadeiro rival do São Paulo é a altitude. O Cobresal mandará os seus jogos para o Estádio Zorros del Desierto, em Calama, no deserto de Atacama, a 2,3 mil metros acima do nível do mar. Apesar da vantagem, o clube não faz uma boa temporada já que ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Chileno.

Barcelona de Guayaquil

O terceiro rival do São Paulo na Libertadores é o Barcelona de Guayaquil, da cidade equatoriana de Guayaquil, fundado em 1925. Maior campeão nacional com 16 títulos, o Barcelona mandará os seus jogos para o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, palco da final da Libertadores em 2022 entre Flamengo e Athletico Paranaense.

Diferente dos outros rivais, o Barcelona já participou de finais da Libertadores, mas perdeu as duas: a primeira em 1990 para o Olimpia, do Paraguai, e em 1998 para o Vasco. O time também nunca levantou a taça mais cobiçada do futebol sul-americano.

O Barcelona faz uma boa temporada no Campeonato Equatoriano, com destaques para Francisco Fydriszewski, Sosa, Chalá, Damián Díaz e o goleiro Javier Burrai.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Tabela completa do São Paulo na Libertadores

O São Paulo vai disputar três jogos em casa e três fora. O primeiro no MorumBIS vai ser contra o Cobresal, na segunda rodada. Para avançar até as oitavas de final o Tricolor tem que garantir a primeira ou segunda posição no grupo B.

Acompanhe a tabela completa do São Paulo na Libertadores.

PRIMEIRA RODADA:
Talleres x São Paulo
Quinta-feira, 04/04 às 21h (de Brasília)
Estádio Mário Alberto Kempes, na Argentina

SEGUNDA RODADA:
São Paulo x Cobresal
Quarta-feira, 10/04 às 21h30 (de Brasília)
Estádio MorumBIS

TERCEIRA RODADA:
Barcelona x São Paulo
Quinta-feira, 25/04 às 21h (de Brasília)
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador

QUARTA RODADA:
Cobresal x São Paulo
Quarta-feira, 08/05 às 21h30 (de Brasília)
Estádio Zorros del Desierto, no Chile

QUINTA RODADA:
São Paulo x Barcelona
Quinta-feira, 16/05 às 21h (de Brasília)
Estádio MorumBIS

QUINTA RODADA:
São Paulo x Talleres
Quarta-feira, 29/05 às 21h30 (de Brasília)
Estádio MorumBIS

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo