Com o encerramento das Olimpíadas de Paris, os holofotes já se direcionam para a próxima edição do evento, em quatro anos, que será sediada em Los Angeles. Com previsão de acontecer entre os dias 14 e 30 de julho de 2028, os jogos olímpicos dos Estados Unidos terão duas novas modalidades inéditas na competição.
Antes de adicionar um novo esporte no calendário de competições, o Comitê Olímpico internacional (COI) analisa uma série de fatores. Primeiramente, a modalidade precisa ser reconhecida pela entidade e ser organizada a nível global por uma federação esportiva. Além disso, o esporte necessita comprovar sua popularidade e aderir a Carta Olímpica e ao Código Antidoping.
Sendo assim, confira abaixo quais são as duas modalidades aprovadas pelo COI para estrear nas Olimpíadas de Los Angeles.
Flag football
O flag football é conhecido por ser uma versão mais segura e com menos contato físico do que o futebol americano, uma das modalidades mais praticadas nos Estados Unidos e responsável por movimentar o mercado de apostas esportivas. Com regras bem similares, a principal diferença do flag football é que nele os jogadores não precisam derrubar os oponentes, e sim arrancar uma fita que está anexada na cintura dos adversários.
Squash
O squash é uma modalidade praticada em quadras fechadas, por meio de disputas entre dois jogadores ou em duas duplas. Com o auxílio de uma raquete, os praticantes precisam rebater uma pequena bola de borracha na parede frontal da quadra, e criar jogadas que impeçam o oponente de alcançá-la.
Modalidades que irão retornar na próxima edição
Além dos dois esportes estreantes, os jogos de Los Angeles também terão o retorno de três modalidades que já integraram o calendário olímpico anteriormente. Veja a seguir quais são elas.
Lacrosse
O lacrosse chegou a fazer parte das Olimpíadas de 1904 e 1908, além de ser adicionado como um esporte demonstrativo em outras três edições do torneio, entre as décadas de 20 e 40. Muito popular nos Estados Unidos, a modalidade será incluída nos jogos de 2028 em uma versão reduzida, com seis jogadores em cada equipe.
Beisebol/Softbol
O beisebol, e sua versão feminina, o softbol, fizeram parte de várias edições das Olimpíadas entre os anos 90 e 2000. Após ficarem e fora dos jogos olímpicos de Paris, as duas modalidades irão retornar em Los Angeles devido à sua ampla popularidade em vários países, incluindo os Estados Unidos.
Críquete
O críquete foi disputado pela última vez nos jogos olímpicos há mais de 100 anos, na edição de 1900. Depois de um longo período de espera, a modalidade irá voltar para as Olimpíadas em um novo formato, conhecido como “Twenty20”, ou simplesmente “T20”. A principal diferença dessa versão é o fato de ser mais curta e dinâmica, com partidas de cerca de 3 horas, durante as quais cada time precisa rebater 20 ‘overs’, ou seja, 120 bolas.