No sorteio da Libertadores, o Fluminense enfrentará o segundo colocado do Grupo C, cuja posição ainda não foi determinada. A definição desse grupo dependerá dos jogos envolvendo o Grêmio, que teve duas partidas adiadas devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul.
O Time de Guerreiros caiu no lado esquerdo do chaveamento da Libertadores. O futuro adversário do Tricolor pode ser The Strongest (BOL), Huachipato (CHI) ou Grêmio – três clubes que ainda podem ocupar a segunda colocação do Grupo C.
+Fluminense não consegue manter a vantagem no placar pela sexta vez
The Strongest
Se o Huachipato vencer o Grêmio nesta terça-feira (4), o Fluminense enfrentará o The Strongest. Os bolivianos têm 10 pontos, e a equipe chilena, com a vitória, chegaria a 11 pontos, assumindo a liderança do Grupo C.
Se o Grêmio vencer seus dois jogos adiados contra Huachipato e Estudiantes, o Fluminense também enfrentará o The Strongest, já que o time gaúcho chegaria a 12 pontos. O Grêmio pode ainda liderar o grupo com uma vitória (por dois ou mais gols de diferença) e um empate.
No ano passado, o Fluminense enfrentou o The Strongest (BOL) na fase de grupos, vencendo no Maracanã e sendo derrotado na altitude de La Paz, ambas as partidas pelo placar de 1 a 0.
Huachipato
O Fluminense só enfrentará o Huachipato se a equipe chilena empatar com o Grêmio nesta terça-feira (4), e dependendo também de um empate ou derrota do Imortal para o Estudiantes no sábado (8).
Em 2013, o Fluminense enfrentou o Huachipato duas vezes pelo grupo 8, na primeira fase da Libertadores. Naquela ocasião, o Fluminense venceu o time chileno fora de casa por 2 a 1 e empatou no Maracanã. Naquele ano, o Fluzão chegou até as quartas de final, onde foi eliminado pelo Olimpia(PAR).
Grêmio
O Fluminense pode enfrentar o Grêmio se a equipe gaúcha vencer o Huachipato, mas perder para o Estudiantes, garantindo assim a segunda colocação do Grupo C. Outra possibilidade é o Grêmio vencer um dos jogos por apenas um gol de diferença e empatar o outro. Neste caso, o Tricolor Gaúcho chegaria aos 10 pontos, empatando com o The Strongest, mas ficando atrás dos bolivianos pelos critérios de desempate.
A última vez que o Fluminense enfrentou o Grêmio pela Libertadores foi em 2013, na fase de grupos. Naquela ocasião, o Tricolor perdeu em casa por 3 a 0 e empatou fora de casa por 0 a 0.
Rumo ao Bicampeonato
A premiação na Conmebol Libertadores segue aumentando. Em 2023, o Fluminense faturou R$ 89 milhões por ter faturado o título. Agora, em 2024, o vencedor vai embolsar um valor de R$ 96 milhões. Além disso, a organização também premia os clubes por vitória ao decorrer das fases do torneio.
Os jogos das oitavas de final estão agendados para agosto, após a Copa América nos Estados Unidos. O Tricolor aguarda a definição do seu adversário do Grupo C e tenta reorganizar seu elenco, que sofre com constantes lesões, até o primeiro jogo das oitavas.