O goleiro Léo Jardim, do Vasco, foi convocado pelo técnico Dorival Júnior para a Seleção Brasileira. Com isso, ele se torna o quarto jogador do clube na seleção desde 2013. O arqueiro foi chamando na vaga de Ederson, do Manchester City, cortado por lesão.
O Vasco da Gama é o terceiro time que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, mas apesar dessa tradição, o clube ficou recentemente mais de 6 anos sem ter um jogador convocado para o time canarinho.
Esse longo período foi finalizado com a convocação do volante Andrey Santos, em 2023, chamado para amistoso pelo técnico Ramon Menezes. O cria da base tinha sido vendido ao Chelsea, mas retornou ao clube por empréstimo. O volante foi titular em uma derrota de 2 a 1 para o Marrocos.
Antes disso, os últimos representantes foram o zagueiro Luan, atualmente no Palmeiras, e o também defensor Dedé.
Para saber tudo sobre o Vasco da Gama, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Em 2017, Luan foi convocado por Tite para um amistoso contra a Colômbia, no estádio Nilton Santos. A partida era um homenagem à delegação da Chapecoense que sofreu um acidente aéreo no final de 2016. Apenas atletas que atuavam no Brasil foram chamados e o defensor não foi utilizado.
Já em 2013, Dedé foi convocado pelo técnico Felipão para amistosos contra Itália e Rússia. O defensor, no entanto, se machucou e precisou ser cortado do esquadrão do Brasil.
Léo Jardim é o primeiro goleiro brasileiro do Vasco convocado desde 2004, quando Fábio, atualmente no Fluminense, foi chamado para a Copa América do Chile. O ex-jogador Cruzmaltino viu a seleção conquistar o titulo da competição do banco de reservas.
Copa do Mundo
O último jogador do Vasco a disputar uma Copa do Mundo foi o goleiro Carlos Germano, em 1998, na França. Multicampeão com o Gigante da Colina, o arqueiro foi convocado pelo técnico Zagallo e foi vice-campeão mundial com a seleção brasileira.