Única seleção pentacampeã mundial, o Brasil não sabe o que é ganhar uma Copa do Mundo há 20 anos, quando bateu a Alemanha por 2 a 0 na final do Mundial da Coreia do Sul/Japão.
Logo, com a chegada da Copa do Catar, fica a seguinte pergunta: a Seleção Brasileira, de Tite e seus comandados, colocará ponto final nessa longa espera e trará para a casa o tão sonhado hexacampeonato?
Principal favorito para vencer a Copa do Mundo 2022, segundo as casas de apostas esportivas online, o Brasil não deverá ter enormes dificuldades para avançar em primeiro na fase de grupos. Mas, para mostrar a que veio e aliviar a pressão para os confrontos seguintes, será muito importante começar com o pé direito no jogo de estreia.
Programada para acontecer no dia 24 de novembro, às 16 horas, a estreia da Seleção Brasileira será contra a Sérvia, em duelo válido pelo Grupo G — que também tem a presença de Camarões e Suíça. Para muitos especialistas, a Sérvia é o adversário mais complicado na primeira fase, pois trata-se de uma equipe técnica, forte fisicamente e muito entrosada.
Portanto, a fim de mapear o primeiro rival do brasileiro na Copa do Mundo do Catar, vamos trazer informações relevantes sobre a Sérvia e, posteriormente, analisar a sua forma de jogar. Confira!
Sérvia tem dúvidas importantes para a estreia contra o Brasil
Para o confronto contra o Brasil, Dragan Stojkovic, técnico da Sérvia, ainda não sabe se poderá contar com sua boa dupla de ataque, pois tanto Aleksandar Mitrovic quanto Dusan Vlahovic estão atualmente lesionados.
Vlahovic, centroavante da Juventus-ITA, não atua desde 25 de outubro por conta de uma lesão na virilha. Já Mitrovic, goleador do Fulham-ING, sofreu uma contusão no pé em 29 de outubro.
Em entrevista recente para a imprensa de seu país, o treinador Stojkovic se mostrou otimista e disse acreditar na recuperação de seus atacantes para estreia.
Como joga a Sérvia de Stojkovic?
Comandante da Sérvia desde fevereiro de 2021, o ex-jogador Dragan Stojkovic gosta de adotar um estilo de jogo mais propositivo do que reativo, utilizando três defensores e explorando a qualidade ofensiva de seus atletas.
Nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, Stojkovic utilizou muito o esquema 3-4-1-2, com o seguinte time-base: Predrag Rajkovic; Nikola Milenkovic, Milos Veljkovic, Strahinja Pavlovic; Andrija Zivkovic, Sasa Lukic, Milinkovic-Savic, Filip Kostic; Dusan Tadic; Dusan Vlahovic e Aleksandar Mitrovic.
Ao mesmo tempo que a Sérvia é um time de boa capacidade técnica e agressiva do meio para frente, ela também é uma seleção de alto vigor físico e forte na bola aérea. Sendo que os meio-campistas Milinkovic-Savic e Tadic são jogadores de técnica elevada e ditam o ritmo de construção ofensiva da equipe com competência.
Por outro lado, os alas, ainda que talentosos ofensivamente, estão longe de ser ótimos marcadores. Aliás, é bem provável que Tite, treinador da Seleção Brasileira, explore muito as costas do ala-esquerdo Kostic.
Porém, até pelas dúvidas físicas que envolvem os atacantes titulares, Vlahovic e Mitrovic, a escalação da Sérvia para o confronto contra o Brasil pode apresentar algumas mudanças importantes. Além disso, não será surpresa alguma se o comandante sérvio optar por uma postura tática mais cautelosa do que o comum, para encarar o forte sistema ofensivo de Tite.
O que esperar do Brasil para a estreia?
A Seleção Brasileira não está cotada como a grande favorita para vencer a Copa do Mundo do Catar por acaso. Além de ter excelentes jogadores acima da média em praticamente todos os setores do campo, coletivamente é um time muito sólido.
Nas eliminatórias sul-americanas para o Mundial, o Brasil disputou 17 partidas: 14 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Além disso, foram 40 gols marcados e apenas 5 sofridos, resultando na melhor performance de uma seleção na história das eliminatórias sul-americanas.
Dito isso, nos treinamentos que antecedem a estreia do Brasil no Mundial do Catar, Tite tem implementado diferentes situações para furar o bloqueio de três zagueiros da Sérvia, principalmente focando no jogo em profundidade.
Sendo assim, deveremos esperar um time que proponha o jogo e que utilize frequentemente os lados do campo (ponto fraco defensivo da Sérvia), muito provavelmente com Vinícius Júnior e Raphinha como atacantes pelas pontas.
Neymar, craque da Seleção Brasileira, deverá jogar mais por dentro, procurando abrir espaços no meio com a sua genialidade e entrando na grande área adversária em momentos oportunos para concluir as jogadas.
Por fim, não causará espanto se Tite adotar o esquema 4-2-3-1 (muito utilizado por ele na fase de eliminatórias) e com a seguinte escalação: Alisson Becker; Danilo (Daniel Alves), Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar, Vinícius Júnior; Gabriel Jesus (Richarlison).
A grande incógnita do Brasil para esta Copa do Mundo está na lateral-direita. Para a posição, Tite convocou Daniel Alves e Danilo, mas ambos não passam muita confiança no atual momento.
Onde assistir Brasil x Sérvia
Para a edição da Copa do Mundo do Catar, os brasileiros terão cinco alternativas para assistir aos jogos do Brasil, que variam desde a TV Aberta até o streaming. Confira abaixo todas as opções:
● TV Aberta – Globo
● TV por assinatura – SporTV
● Streaming – Globoplay e Canal do Casimiro
Dentre essas alternativas, a grande novidade é o Canal do Casimiro, no YouTube. Comandado pelo streamer Casimiro Miguel, a “CazéTV” transmitirá todos os jogos do Brasil gratuitamente e contará com uma ampla equipe para a cobertura do torneio no Catar.