A vitoriosa geração de 2019, do Flamengo, pode alcançar, neste sábado, mais uma marca expressiva. Caso vença o Athletico, na decisão da Libertadores, o histórico time rubro-negro chegará ao sexto título de Copas desde o marcante “ano mágico”. De lá pra cá, o clube carioca disputou sete finalíssimas e saiu derrotado em apenas duas, em 2021 e 2022, para Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente.
O Verdão levou a melhor na Libertadores, em Montevidéu, e o Galo na Supercopa, em Cuiabá. Em Guayaquil, diante do Furacão, o Rubro-Negro disputará a segunda final de Copa em 2022. Na última semana, o Fla bateu o Corinthians nos pênaltis e conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil. Nos últimos três anos, o time da Gávea acumula conquistas também da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana.
Veja abaixo os títulos de Copas desde 2019:
- Flamengo 2 x 1 River Plate (Libertadores 2019)
- Flamengo 3×0 Athletico (Supercopa do Brasil 2020)
- Independiente Del Valle 2×2 Flamengo
Flamengo 3×0 Independiente Del Valle (Recopa Sul-Americana) - Flamengo 2×2 Palmeiras (Supercopa do Brasil 2021)
- Corinthians 0x0 Flamengo
Flamengo 1×1 Corinthians (Copa do Brasil 2022)
RELEMBRE AS CONQUISTAS
Desde o início da gestão Rodolfo Landim, o Flamengo vem sendo protagonista no futebol brasileiro com inúmeras conquistas. O investimento feito no elenco gerou resultados já no primeiro ano de mandato, que terminou com os títulos do Carioca, do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, depois de 38 anos.
Em 2020, ainda com Jorge Jesus, o Rubro-Negro levantou mais três taças: Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Depois da saída de português, o Fla não teve sucesso com Domenéc Torrent, e só voltou a ser campeão após a chegada de Rogério Ceni. Com o atual treinador do São Paulo, o clube levou mais um Carioca, outra Supercopa, e o bi do Brasileirão, até então o último título de expressão conquistado pela geração.
Em 2021, com Renato Gaúcho, o Flamengo amargou o vice da Libertadores e do Brasileiro, o que contribuiu para a saída do treinador no fim do ano. No início da atual temporada, o Rubro-Negro acertou a contratação de Paulo Sousa, que foi demitido com apenas apenas cinco meses de clube após subir duas vezes no segundo lugar do pódio da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca.
Agora, com Dorival Júnior, o clima no Ninho do Urubu voltou a ser de glórias. Com o bom futebol recuperado, o time da Gávea já garantiu o caneco da Copa do Brasil e ainda pode conquistar a Libertadores, neste sábado, no Equador.
Flamengo e Athletico se enfrentam às 17h (horário de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil.