São Paulo está no Grupo 11 e tentar retomar protagonismo
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição de base mais tradicional do país, teve início de sua 55° nesta quinta-feira (2). Sportv, Cazé TV e o canal oficial da Federação Paulista de Futebol (FPF) no Youtube, irão transmitir todos os jogos do torneio ao vivo.
Apesar de ser uma referência na formação de atletas no Brasil, o São Paulo conquistou apenas cinco títulos na Copinha. Isso acontece porque, habitualmente, o clube opta por colocar em campo jogadores com menos de 20 anos, promovendo os mais velhos para o profissional.
Neste ano, no entanto, o clube vai seguir uma estratégia diferente, apostando na base vitoriosa da Copa do Brasil Sub-20 e no trabalho do técnico Allan Barcellos, que também é um das promessas reveladas pelo São Paulo.
O elenco
O técnico relacionou os seguintes jogadores para a competição:
- Goleiros: João Pedro, Luciano e João Nazari
- Laterais: Igor, Rickelme, Maik, Raphinha, Guilherme Reis e Felipe
- Zagueiros: Kauê, Andrade, Osório, Lucas Loss, Igão e Hugo Martins
- Volantes: Negrucci, Hugo, Samuel, Bezerra e Guilherme Batista
- Meias: Matheus Alves, Pedro Ferreira e Luizinho
- Atacantes: Henrique, Ryan Francisco, Ferreira, Lucca, Tetê, Paulinho e Gustavo
Os destaques do Tricolor
O trabalho dos garotos de Cotia está sob a mira do técnico argentino Luis Zubeldía. Alguns nomes são de conhecimento do torcedor e deverão ser promovidos ao elenco profissional. Alguns deles já estão com o ‘’upgrade’’ para o time de cima garantido. Um dos destaques é o Ryan Francisco, o artilheiro de apenas 18 anos chegou a ser comparado a Endrick, que também jogou nas categorias de base do São Paulo. Em apenas duas temporadas marcou 90 gols, ganhando cada vez mais destaque e gerando boa expectativa. Em 2023 quando disputou o sub-17, com artilharias no Paulista e Brasileirão, chegou à marca dos seus 45 gols e alcançou recordes.
O grupo
O Tricolor Paulista está no grupo onze da Copinha, ao lado do XV de Jaú, Picos-PI e Serra Branca-PB. Os jogos irão ser disputados no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, com capacidade para 12.978 torcedores.
Calendário e transmissão
São Paulo x Serra Branca-PB | 04/01 (sábado) | 19h
Transmissão: Sportv
São Paulo x Picos-PI | 07/01 (terça-feira) | 19h
Transmissão: CazéTV
XV de Jaú-SP x São Paulo | 10/01 (sexta-feira) | 21h30
Transmissão: Sportv
Regulamento e final
A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 conta com a participação dos 128 clubes brasileiros divididos em 32 grupos. Cada time jogará três rodadas em estádios de times paulistas. Os dois primeiros de cada grupo serão classificados para a 2ª fase, que será no modo mata-mata. No total, são 32 jogos, ou seja, serão 64 clubes em busca de garantir uma vaga para a 3ª fase, que antecede as oitavas de final.
A final da Copinha está marcada para o dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu, que voltará a receber a decisão após cinco anos fechado para uma grande reforma.