Corinthians

Corinthians celebra 113º aniversário em meio a dúvidas nesta temporada

Primeiro time do Corinthians a levantar um troféu, em 1913. Clube foi fundado em 1910 (Foto: Divulgação Corinthians)

É fato que o Corinthians possui a marca de ser um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do país, o Clube do Parque São Jorge vive momento conturbado do ponto de vista financeiro

(Foto: Divulgação Corinthians)

Às 20h30 do dia 1º de setembro, sob a luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, um grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. Nesta sexta-feira, o segundo clube com mais torcida no Brasil completa 113 anos de existência, às vésperas de um clássico contra o arquirrival Palmeiras.

Para comemorar o aniversário de 113 anos, o clube organizou um amistoso entre ídolos de Corinthians e Real Madrid, em uma espécie de reedição do duelo do Mundial de 2000, que o Timão acabaria campeão ao bater o Vasco na final. O jogo festivo será nesta sexta-feira, às 20h30, na Neo Química Arena. A festa, porém, terá início às 19h10.

Nomes como Danilo, Marcelinho Carioca, Vampeta, Edilson, Luizão, Dinei, Edilson Capetinha, Karembeu, Seedorf, Sávio, Zé Roberto e Ricardo Rocha estão confirmados para uma noite que promete ser de muita comemoração na zona leste de São Paulo.

É fato que o Corinthians possui a marca de ser um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do país, o Clube do Parque São Jorge vive momento de dúvidas do ponto de vista financeiro, o que acaba impactando no futebol. O Corinthians possui mais de R$ 900 milhões de dívidas, sendo mais de meio bilhão em obrigações a pagar no curto prazo (em menos de um ano).

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

A Cúpula Alvinegra registrou R$ 39,5 milhões de déficit no primeiro semestre de 2023, como mostra o balanço financeiro divulgado pelo clube. Os números foram apresentados e aprovados pelo Conselho de Orientação (Cori) e demais órgãos reguladores do Alvinegro Paulista.

Em novembro, o clube conhecerá o presidente para o próximo triênio, já que a gestão de Duilio Monteiro Alves está chegando ao fim. André Negão (Situação) e Augusto Melo (Oposição) são os únicos candidatos até o momento, e uma terceira via não está descartada.

Lado financeiro e político sendo deixado um pouco de lado, o Corinthians se encontra na busca do título inédito da Copa Sul-Americana. A equipe enfrentará o Fortaleza na semifinal do torneio, decidindo a eliminatória fora de casa, na Arena Castelão. O Timão não levanta uma taça desde o ano de 2019, quando se sagrou campeão paulista em cima do São Paulo. De lá para cá, a equipe perdeu a decisão nos pênaltis no Paulistão de 2020 (vice para o Palmeiras) e na Copa do Brasil de 2022 (vice para Flamengo).

Na temporada de 2023 até aqui, o Corinthians caiu precocemente no Campeonato Paulista para o Ituano, nas quartas de final, em Itaquera, sendo que na época a equipe ainda era comandada por Fernando Lázaro. Já na Copa do Brasil, o Timão foi eliminado na semifinal diante do São Paulo, vencendo a ida em Itaquera por 2 a 1, mas perdendo a volta no Morumbi por 2 a 0.

No Campeonato Brasileiro, a situação do Time do Povo nesta temporada não é confortável. O Alvinegro está na 13ª colocação com 25 pontos, quatro a mais em relação à zona de rebaixamento, porém com um jogo a menos. Apesar dos números não serem ruins em um recorte recente, o desempenho da equipe vem deixando a desejar com o técnico Vanderlei Luxemburgo e a pressão em cima do treinador aumentou especialmente após a derrota por 1 a 0 para o Estudiantes, na última terça. Apesar da classificação para as semis da Sula, o time sofreu 30 finalizações dos argentinos ao longo dos 90 minutos disputados em La Plata e pela trave (salvou 4 vezes) e o goleiro Cássio, o Timão conseguiu avançar nas penalidades máximas.

Tendo em vista este cenário, a equipe receberá o Palmeiras na Neo Química Arena no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), pelo Brasileirão. Apesar de Luxa estar respaldado pela diretoria, uma derrota acachapante para o maior rival pode gerar forte instabilidade no CT Dr. Joaquim Grava.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo