Com a derrota e eliminação para o Fortaleza na última terça-feira (3) pela Copa Sul-Americana, o Corinthians vai completar quatro temporadas desde seu último titulo. A última vez em que o time Alvinegro foi o campeão foi em 2019, em 21 de abril, pelo Campeonato Paulista, vencendo o São Paulo, coroando um tricampeonato estadual no comando de Fabio Carille – de lá para cá disputou vinte torneios sem vencer nenhum.
Desde então, foram contabilizados oito treinadores, todos sem levantar uma taça, foram eles: Tiago Nunes, Vagner Mancini, Sylvinho, Vitor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca, Vanderlei Luxemburgo, e o atual, Mano Menezes.
A próxima chance de levantar algum troféu fica para o Paulistão de 2024. As datas para o campeonato estadual ainda não foram confirmadas. Nessa perspectiva, o período sem títulos do Corinthians atingirá a marca do maior abstinência da equipe nas últimas 35 temporadas. Sendo assim, o sexto maior jejum da história do clube.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Já neste ano de 2023, o Corinthians disputou cinco competições. No Campeonato Paulista foi eliminado nas quartas de final, na Libertadores caiu na fase de grupos, na Copa do Brasil e na Sul-Americana atingiu as semifinais, e no Campeonato Brasileiro esta na parte inferior da tabela, o único campeonato que restou.
A última vez que o Timão passou tanto tempo sem ganhar um troféu, foi entre 1983 e 1988, marcando início e fim com campeonatos estaduais. Dai em diante, foram 27 troféus em 34 anos, com uma média de quase um troféu por ano.
A marca negativa alcançada nessa temporada, cai nos colos do presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves que se tonou o primeiro mandatário em 36 anos sem conquistar títulos pelo futebol masculino. Seu mandato começou em 2020 e termina no final deste ano.