Neste sábado (11), o Coritiba recebe o Cascavel, no Couto Pereira, em partida válida pelo confrontos de volta das quartas de final do Paranaense. Uma possível eliminação neste fim de semana pode impactar no calendário do Coxa da próxima temporada, visto os novos critérios da CBF, uma classificação do Verdão para a Copa do Brasil pode estar em riscos, caso o clube paranaense seja eliminado.
+ Coritiba planeja mais seis reforços para o Campeonato Brasileiro
O Coxa entra em campo neste sábado precisando reverter uma desvantagem de dois gols, caso consiga se classificar para a semifinal, o Coritiba automaticamente garante sua vaga na Copa do Brasil 2024.
Neste começo de ano a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acabou com as vagas para a Copa do Brasil via ranking e definiu que os classificados virão dos estaduais. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) tem direito a cinco vagas para os primeiros colocados do estadual.
Com este novo critério, o Coritiba corre risco de ficar de fora da competição mais lucrativa do país.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O que o Coritiba precisa fazer para se classificar?
O cenário mais simples para o Coritiba se classificar para a Copa do Brasil seria conseguir a classificação neste sábado para a semifinal do Paranaense, com isso o Coxa estaria dentro da competição nacional.
Um cenário um pouco mais complicado seria o seguinte: o Coxa eliminado para o Cascavel, precisa torcer para Athletico e Operário, times com campanhas melhores que o Coritiba. Além disso, teria que esperar uma classificação do Maringá ou ser eliminado com um resultado pior ou igual ao do Verdão.
Um exemplo: empate do Coxa e tropeço do Maringá para o Cianorte.
Caso, o Coritiba não consiga a vaga para a Copa do Brasil pelo Paranaense, a equipe ainda tem três caminhos: ganhando o torneio deste ano, se classificando para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro ou com a classificação de algum outro paranaense para a competição internacional.