Neste sábado (17), o Coritiba visita o Botafogo, às 19h, no Engenhão, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa chega para este confronto com um objetivo claro: vencer a primeira partida longe do Couto Pereira. Porém, para incomodar a torcida alviverde o Coritiba tem uma pequena desvantagem no histórico da partida.
+ Coritiba anuncia Lucas Drubscky como novo head-esportivo
No total esta partida já ocorreu 52 vezes, com 17 vitórias do Coritiba, 21 triunfos do Botafogo e 14 empates. A primeira partida entre as equipes aconteceu em 1969, pelo Robertão, o jogo terminou com vitória do Coxa por 3 a 1. O confronto mais recente entre as duas equipes foi a partida do primeiro turno deste Brasileirão, o jogo acabou com triunfo do Coritiba por 1 a 0, com um golaço de Igor Paixão.
Olhando para o histórico do confronto com o Botafogo como mandante a situação é bem agradável para os cariocas, no Rio de Janeiro este jogo ocorreu 21 vezes, três vitórias do Coritiba, 12 triunfos do Glorioso e nove empates. O placar mais comum desta partida foi o 1 a 0 para o Coxa, este resultado aconteceu cinco vezes.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Outra curiosidade do confronto deste sábado é a maior goleada que foi aplicada pelo Coritiba. Em 2011, o Coxa venceu o Botafogo por 5 a 0, partida válida pela Série A daquele ano. Este jogo ficou marcado pelo ótimo desempenho de Marcos Aurélio, o meia marcou um gol e deu uma assistência.
A maior vitória do Botafogo aconteceu em 1996 pela Série A daquele ano, no Engenhão. Nesta ocasião, o Glorioso venceu o Coxa por 4 a 1. A partida ficou marcada pela atuação brilhante de Túlio Maravilha que marcou três gols.