Coritiba

Cria do Coritiba, Yan Couto aparece na lista dos indicados ao Golden Boy

Divulgação/Coritiba

Cria da base do Coritiba, o lateral direito Yan Couto, de 20 anos, vendido ao Manchester City em 2020 quando tinha apenas 17 anos, apareceu na lista dos 100 indicados ao Golden Boy, que anualmente elege o melhor jogador da categoria Sub-21 que atua no futebol europeu. A notícia foi divulgada pelo jornal italiano Tuttosport na última quarta-feira (15).

Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

Yan atuou apenas duas partidas pelo elenco profissional do Verdão, ambas pelo Campeonato Paranaense. Foi vendido no início de 2020 e se apresentou no clube inglês em junho do mesmo ano, quando completou 18 anos. A venda foi a mais alta da história do Coritiba, sendo de 6 milhões de euros, cerca de R$30 milhões na cotação da época.

Dois anos depois da venda do lateral, o Coritiba espera lucrar ainda mais com esta venda. Existe uma cláusula bônus no contrato do jogador, que pode render mais R$30 milhões. Para que este valor chegue aos cofres do clube Alviverde, Yan precisa atuar cinco partidas válidas pela Premier League, o campeonato inglês, ou pela Champions League, principal liga da Europa.

Para ganhar mais experiência, foi emprestado ao Girona, da Espanha, e por lá disputou a temporada 2020/21. Foi a campo 29 vezes, marcou dois gols e deu cinco assistências. Novamente emprestado, na temporada 2021/22 atuou pelo Braga FC, de Portugal e lá disputou 42 jogos, marcou um gol e deu quatro assistências.

O prêmio Golden Boy acontece desde 2003 e já contou com dois vencedores brasileiros, sendo eles Anderson em 2008, e Alexandre Pato em 2009.

Após uma dura derrota na última quarta-feira, na qual perdeu por 4 a 2 para o Bragantino, o Coritiba volta a campo no próximo domingo (19) e recebe seu rival Athletico para a disputa da 13ª rodada do Brasileirão Série A. A bola rola às 16h, no Couto Pereira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo