Após a derrota para o Atlético-MG na última quarta-feira (26), o Internacional volta a campo neste domingo (30), diante do Criciúma, em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro. Além do confronto direto entre equipes próximas na tabela, a partida ainda contará com uma ação que busca incentivar práticas sustentáveis no Heriberto Hülse e se tornou recorrente nos compromissos do clube catarinense neste mês de junho – celebrado como o Mês do Meio Ambiente.
Assim como nos outros quatro jogos do Criciúma em casa neste mês – contra Palmeiras, Cuiabá, Bahia e Botafogo – a partida deste fim de semana terá a distribuição de sacos de lixo em todos os portões do Heriberto Hülse, incluindo o de visitantes. A iniciativa buscou estimular o descarte correto do lixo produzido pelas torcidas nas arquibancadas durante as partidas e foi realizada em parceria com o Projeto Recicla Junto, promovido pela Cristalcopo, patrocinadora do Tigre.
Até o momento, foram recolhidas mais de duas toneladas de sucata de vidro e mais de uma tonelada de papel e plástico, totalizando mais de três toneladas de resíduos – que posteriormente foram encaminhados aos processos de reciclagem.
— Estamos muito contentes com o sucesso da ação e por ela ter se tornado frequente em nossa casa. Isso reafirma nosso compromisso com o futuro sustentável do planeta e transforma o Heriberto Hülse em um símbolo da causa — afirma Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, sobre a importância da iniciativa.
— Mudanças são feitas por meio da educação. Com iniciativas como esta, buscamos gerar maior conscientização da sociedade acerca das preocupações ambientais. Esse é um trabalho que terá resultados a longo prazo. Porém, é muito positivo observar o que alcançamos até agora e a proatividade das torcidas em agir de maneira diferente. Esperamos que, com este exemplo, possamos estimular cada vez mais práticas positivas da população em prol do planeta — destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo, patrocinadora oficial do Criciúma.
Regularmente, todo o lixo produzido nos jogos do Criciúma no Heriberto Hülse – incluindo interior do estádio e arredores – é destinado à reciclagem. A iniciativa acontece desde 2019 e é realizada pelo Recicla Junto. Idealizado pela Cristalcopo, o projeto já foi responsável por retirar mais de 400 toneladas de resíduos do meio ambiente.
Sobre a Cristalcopo
Fundada em 2002, a Cristalcopo é focada em produzir soluções para a alimentação, oferecendo resultados em embalagens com um forte caráter sustentável, combinando tecnologia, praticidade e qualidade de vida para seus clientes e para a comunidade. Com seis unidades fabris espalhadas pelo Brasil e mais de mil colaboradores, a empresa possui mais de 350 tipos de produtos divididos em três frentes principais: Industrial, personalizados e uso e consumo. Em 2019, criou o projeto Recicla Junto, visando unir sustentabilidade e iniciativas sociais para dialogar com a sociedade em busca de uma cultura sustentável e da aplicação prática da economia circular.