Portugal venceu a Escócia de virada, por 2 a 1, na segunda rodada da Liga das Nações. McTominay abriu o placar para os portugueses no início da primeira etapa. Os portugueses pressionaram, mas só conseguiram empatar no começo da etapa final com um belo gol de Bruno Fernandes. Cristiano Ronaldo saiu do banco e virou o jogo aos 42.
A primeira etapa foi dominada pelos portugueses. No entanto, foi a Escócia que foi com a vantagem para os vestiários. McTominay abriu o marcador na única chance dos escoceses com seis minutos. Enquanto os portugueses pressionaram, mas pecaram na hora das finalizações. Além da boa atuação do goleiro Angus Gunn.
Na segunda etapa, a vantagem escocesa não durou muito tempo, logo com oito minutos Bruno Fernandes empatou com um belo chute de fora da área. Após isso, a partida ficou mais aberta, com as duas seleções tendo oportunidades. No final do jogo, os portugueses tiveram o mesmo ritmo do primeiro tempo, mas pararam em duas oportunidades e viram Gunn fazer milagres. Os lusitanos viraram o jogo com o gol de CR7 de cabeça.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com Portugal tendo o domínio da posse de bola e pressionando no campo de ataque a saída de bola escocesa. Por outro lado, a Escócia se fechava e usava de seu jogo objetivo para chegar ao ataque através de lançamentos e cruzamentos.
Apesar da pressão portuguesa, foram os visitantes que abriram o placar. Aos 6′, após levantamento para a área de McLean, o artilheiro McTominay apareceu sozinho por trás da defesa portuguesa para testar firme para o fundo do gol. 1 a 0 Escócia.
Após o gol, o jogo virou ataque contra defesa. Os portugueses foram para cima e aumentaram ainda mais sua intensidade. Enquanto por outro lado, os escoceses se fecharam em seu campo de defesa e esperaram o momento certo para atacar.
Os lusitanos variavam na criação de suas jogadas ofensivas, sendo jogadas rápidas pelos lados do campo e cruzamentos, mas pecavam no momento nas finalizações. Por outro lado, o arqueiro Angus Gunn fez boas intervenções nos chutes de Rafael Leão, Bruno Fernandes e de Diogo Jota.
Apesar da grande pressão da seleção treinada pelo espanhol Roberto Martínez, a partida foi para o segundo tempo com a Escócia em vantagem no marcador.
SEGUNDO TEMPO
O começo da etapa final foi igual a grande parte do primeiro tempo, com a seleção portuguesa pressionando e a Escócia se defendendo. No entanto, não demorou muito tempo para os lusitanos igualarem o marcador em um chute de fora da área. Aos 8′, Rafael Leão pelo lado esquerdo, rolou rasteiro para trás e Bruno Fernandes recebeu de fora da com o pé esquerdo para deixar tudo igual. 1 a 1.
Após o gol português, o jogo ficou mais aberto e imprevisível. Os portugueses continuaram sendo mais ofensivos, mas se desorganizaram e viram os escoceses se soltarem dentro da partida e chegarem mais vezes ao campo de ataque. Com isso, a partida ficou mais equilibrada.
Durante este período, ambas as seleções assustaram e os goleiros trabalharam. Do lado escocês, Gunn fez grande defesa para evitar a virada. Aos 32′, João Félix tabelou com Cristiano Ronaldo que devolveu para o camisa 11 parar no camisa 1 escocês. Por outro lado, Diogo Costa estava bem colocado para defender uma finalização de McTominay.
Com o tempo, Portugal foi chegando mais ao campo de ataque e assustando. No entanto, parou duas vezes na trave e outras duas no goleiro Gunn. O segundo gol era questão de tempo e ele veio com CR7 no finalzinho.
Aos 42′, Nuno Mendes fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área. A bola passou por todo mundo e chegou limpa para Cristiano Ronaldo completar para as redes com o gol vazio. 2 a 1 Portugal.
Após o segundo gol, não aconteceu muita coisa dentro da partida. A Escócia se lançou ao campo de ataque, mas sequer conseguiu finalizar. Por outro lado, os portugueses cozinhavam o jogo quando tinha a bola e faziam o tempo passar. A partida foi encerrada aos 50 minutos da etapa final e marcou uma grande vitória para os Portugueses que agora lideram o Grupo 1 da liga A com seis pontos.
AGENDA
Ambas as seleções só voltam a campo no próximo mês. Na próxima rodada, Portugal visitará a Polônia, no Estádio Nacional de Varsóvia, no sábado (12), às 15h45 (horário de Brasília). Enquanto a Escócia, visitará a Croácia no mesmo dia, no Estádio Maksimir, em Zagreb, às 13h (horário de Brasília).