O Cruzeiro oficializou na manhã da última terça-feira (4) a contratação do técnico português Leonardo Jardim. O treinador chega com contrato válido até o fim de 2026, juntamente com seus auxiliares Antonio Vieira, José Barros e Diogo Dias.
Leonardo Jardim é aguardado nos próximos dias em Belo Horizonte e vai iniciar seu trabalho logo após uma semana de clássicos. O Cruzeiro enfrenta o América-MG nesta quarta-feira (5) e no próximo domingo (9) encara o Atlético-MG.
Jardim estava trabalhando no futebol árabe, comandando a equipe do Al-Ain, e antes de ser anunciado pelo Cruzeiro, rescindiu de forma amigável seu vínculo com o antigo clube. Ele inclusive já deu o primeiro recado como novo técnico do Cruzeiro. “Olá nação azul, aqui é Leonardo Jardim, estou muito feliz em ter assinado pelo Cruzeiro. Em breve estamos juntos”, disse o treinador português.
O novo técnico do Cruzeiro ficou notoriamente conhecido em 2017, quando levou a equipe do Monaco às semifinais da Liga dos Campeões e venceu o Campeonato Francês. Elenco que era composto por talentos como Mbappé, Falcao García e Bernardo Silva.
Além da passagem pelo futebol francês, Lenardo Jardim também atuou em Portugal, comandando o SC Beira-Mar, o Braga e o Sporting. Foi campeão na Grécia com o Olympiacos em 2013. E desde 2021 estava no mundo árabe, onde treinou o Al-Hilal, o Shabab Al-Ahli, o Al-Rayyan e o Al-Ain.
O único atleta do elenco celeste que já trabalhou com Jardim foi Matheus Pereira, que inclusive foi um pedido do treinador quando estava no Al-Hilal. Ambos foram campeões em 2021 pelo clube saudita e tiveram algum desentendimento no período. Entretanto, Matheus Pereira disse que isso ficou para trás e que tem muito apreço pelo novo técnico do Cruzeiro.