O Ceifador está de volta! O centroavante Henrique Dourado, de 33 anos, foi anunciado pelo Cruzeiro nesta terça-feira (18). Após uma sequência de exames em Belo Horizonte, neste período de feriado, Dourado assinou contrato com o clube celeste, retornando para a Toca da Raposa após oito anos.
O Ceifador vem sem custos à Toca da Raposa, com um contrato de produtividade e o salário dentro da realidade financeira do clube. O vinculo será até o fim da atual temporada.
O jogador era um desejo celeste, diante da busca por novos reforços, visando os torneios nacionais que estão por vir. O intuito da contratação de Dourado, seria fazer um ‘complemento’ para o ataque, sendo a possível ‘sombra’ do atacante Gilberto, atual titular na equipe. Outro jogador que pode brigar pela posição é Matheus Davó, contratado junto ao Bahia no início do ano.
Henrique Dourado esteve no futebol chinês em sua última vez, atuando pelo Henan FC, mas acabou tendo que deixar o clube após ser suspenso por agressão a um juiz. Dourado vive a expectativa de voltar a atuar oficialmente, o que não acontece há oito meses.
Com a suspensão, Henrique voltou para o Brasil, sendo registrado pelo Cianorte-PR no começo de 2023, onde não chegou a atuar, somente usufruindo da estrutura para manter a forma e seus treinos, até uma nova transferência.
Sua última passagem pelo Cruzeiro ocorreu em 2015, onde jogou em 12 oportunidades. Após sua saída, acumulou passagens pelo Mirassol, Vitória de Setubal, Flamengo, Fluminense, além do Henan FC. Em sua carreira, acumula 86 gols marcados em 224 partidas oficiais, além de 15 assistências, segundo dados do Transfermarkt.