Nesta quinta-feira (19), às 21:30, no Defensores del Chaco, o Cruzeiro visita o Libertad, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A Raposa chega para esse duelo após eliminar o Boca Juniors, nos pênaltis, enquanto o time paraguaio, também nas penalidades, venceu o Sportivo Ameliano.
+Cruzeiro finaliza preparação antes de jogo decisivo na Sul-Americana
Os clubes vivem momentos semelhantes quando se fala de campeonato nacional. Enquanto o Cruzeiro é o sétimo colocado do Brasileirão, com 41 pontos, em 26 jogos, o Libertad é o atual sexto colocado do Campeonato Paraguaio, com 16 pontos, em 11 jogos.
No entanto, para essa partida, Cruzeiro e Libertad chegam diferentes. Enquanto a Raposa perdeu em casa, para o São Paulo, o time paraguaio venceu o clássico diante do Cerro Porteño, também como mandante.
Jogando como visitante na Sul-Americana, o Cruzeiro tem um aproveitamento de 41,7%. Até aqui, foram quatros jogos, sendo dois empates, uma vitória e uma derrota.
Já o Libertad, veio da Libertadores, passou pelos playoffs, ganhando em casa, e avançou às quartas, com dois empates.
Falando sobre o retrospecto geral entre as equipes, será a segunda vez na história que vão se enfrentar. A única vez foi em 1946, em um amistoso, que marcou o primeiro jogo do Cruzeiro contra uma equipe do exterior. Na ocasião, a partida terminou empatada em 2 a 2.