Agora é oficial! Após muitas discursões sobre o estádio que irá receber os jogos do Cruzeiro, o clube oficializou o Estádio Independência, no Horto em Belo Horizonte (MG), como o palco que receberá as partidas desta temporada. Ele dividirá o estádio com o América-MG este ano.
A Raposa já havia sinalizado sobre estar mandando os jogos do Campeonato Mineiro no estádio, inclusive o clássico contra o Atlético-MG. Com o novo acordo, se torna em definitivo também para as demais competições ao longo do ano, pelo menos em sua maioria, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
O acordo foi oficializado junto ao América, um dos rivais do clube celeste e administrador da Arena, através de um acordo de ‘compromisso de fidelidade’ entre as partes. Nele, o Cruzeiro terá o mando de campo de suas partidas no Independência, além do desenvolvimento de ações visando as propriedades comerciais do estádio.
Saiba mais: Cruzeiro volta a ter Independência como casa principal após mais de 10 anos; veja histórico
A definição ocorre após o imbróglio entre o clube e a Minas Arena, atual administradora do Mineirão, quando o sócio majoritário do Cruzeiro SAF, Ronaldo Fenômeno, anunciou o rompimento das relações com a administração do gigante da Pampulha. Através de uma live feita pela ‘Ronaldo TV’, o dirigente fez duras críticas sobre a relação entre o clube e a Minas Arena, além do contrato feito entre o consórcio e o governo estadual.
O CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, que já discursava sobre ter uma definição concreta sobre onde o time iria atual de forma ‘fixa’, destacou sobre a tratativa e sua cordialidade.
– Desde o início das conversas, o Cruzeiro foi sempre muito respeitado pelo América, que entendeu prontamente quais são nossas necessidades e anseios, em um momento turbulento da discussão sobre estádios. Então, somos gratos pela maneira como esse acordo foi conduzido e esperamos que seja apenas uma primeira etapa de uma construção conjunta entre os clubes. Essa parceria só engrandece o futebol mineiro.
O presidente do América, Marcus Salum, também destacou a parceria entre as instituições, e exaltou o desenvolvimento que pode causar, com mais partidas sendo feitas no Independência.
– A Arena Independência é um estádio que atende todas as expectativas para o espetáculo de futebol e até outros eventos. Tivemos uma condução transparente e respeitosa nesse acordo com o Cruzeiro. Portanto, teremos novas possibilidades com a parceria assinada. A prioridade de datas sempre será do América, mas é importante contar com alternativas que deixem os clubes mais fortes e aumentem a possibilidade de outros investimentos a partir dos frutos gerados para o futebol mineiro.