O Cruzeiro iniciou as quartas de final da Copa Sul-Americana com boa vitória contra a equipe do Libertad. A Raposa foi até o Paraguai e venceu o confronto de ida da competição internacional por 2×0, no estádio Defensores del Chaco.
PRIMEIRO TEMPO
O Cruzeiro utilizou novo esquema nessa partida contra o Libertad. Com Gabriel Veron e Lautaro Díaz nas pontas, Matheus Pereira armando e Kaio Jorge centralizado. A Raposa começou tentando comandar as ações através da posse de bola e pressionando no campo de ataque, enquanto o Libertad apostava nos contra-ataques e abaixava as linhas. Aos 18’ William realizou um lançamento preciso para Kaio Jorge, que movimentou nas costas da defesa e acertou um belo chute fora do alcance do goleiro uruguaio Martín Silva, abrindo o placar para o Cruzeiro.
O Cruzeiro continuou superior mesmo após o gol, controlando a posse de bola e não deixando que o Libertad criasse alguma chance clara. O Libertad tentava criar alguma oportunidade de gol principalmente através da bola parada, mas não tinha inspiração para superar o sistema defensivo do Cruzeiro. Aos 44’ o Cruzeiro teve grande oportunidade de ampliar o marcador com Gabriel Veron, mas parou no goleiro do Libertad. Mas três minutos depois o Cruzeiro não desperdiçou. Em rápido contra-ataque, Lautaro Díaz arrancou em velocidade e bateu por cima do goleiro, colocando 2×0 no placar.
SEGUNDO TEMPO
O Cruzeiro voltou para a segunda etapa tentando diminuir o ritmo da partida e explorar os contra-ataques em velocidade. Enquanto o Libertad buscava impor alguma pressão em busca do seu gol. Aos 10’ o Libertad conseguiu sua primeira finalização mais perigosa após cabeceio de Roque Santa Cruz, que entrou na etapa final, mas parou nas mãos de Cássio.
Após sofrer no jogo aéreo, o técnico Fernando Seabra alterou o esquema do Cruzeiro para uma linha com três zagueiros, em busca de vantagem numérica contra os dois centroavantes do time paraguaio. As duas equipes criavam pouco no decorrer do segundo tempo. O Libertad apostava nas jogadas aéreas e o time mineiro tentava cadenciar a partida. Aos 41’ o Cruzeiro ainda teve grande chance de fazer o terceiro gol em rápido contra-ataque, mas Kaiki, que saiu na cara do gol, desperdiçou. E a partida de ida terminou 2×0 para o time celeste, que leva boa vantagem para o Mineirão.
PRÓXIMA PARTIDA
No próximo domingo (22/09), o Cruzeiro joga novamente fora de casa, dessa vez pelo Brasileirão. O clube mineiro vai até o Mato Grosso enfrentar a equipe do Cuiabá, às 18h30, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se vencer o Dourado, a Raposa chegará aos 44 pontos na competição nacional.