Cruzeiro
Cruzeiro recebe o Palmeiras de olho em vaga na Sul-Americana
Raposa enfrentar o Verdão no Mineirão buscando retornar ao cenário internacional
— Continua depois da publicidade —
Garantido na Série A para 2024, o Cruzeiro recebe o Palmeiras, visando a última vaga em disputa para a Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Mineirão em Belo Horizonte. A partida é válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2023, marcando assim, o encerramento da temporada celeste.
Com 46 pontos, a Raposa ocupa o 14º lugar, posição que garante vaga na competição continental. Para selar matematicamente sua classificação, o time celeste precisa vencer ou empatar o confronto contra o líder do campeonato para não depender de ninguém. Em caso de derrota, será necessário um tropeço do Santos contra o Fortaleza. O time paulista, com 43 pontos, luta principalmente contra o rebaixamento, e pode ultrapassar o clube estrelado no número de vitórias.
O duelo também é a oportunidade do Cruzeiro finalizar a temporada superando o péssimo desempenho como mandante. Em casa, foram apenas 5 vitórias em 25 jogos, somando todas as competições. Os números são ainda piores, considerando partidas no Mineirão. No gigante da Pampulha, foi apenas um triunfo em 11 jogos.
+ Cruzeiro anuncia mais de 30 mil ingressos vendidos contra o Palmeiras no Mineirão
+ Cruzeiro x Palmeiras: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites
O Cruzeiro não vence o Palmeiras, pelo Brasileirão, desde 2018. Na ocasião, o time celeste superou o alviverde por 1 a 0, em jogo válido pela 8 rodada da competição. O gol foi marcado por Rafael Sóbis.
A fim de superar todos esses obstáculos e terminar o ano com a vaga continental garantida, o técnico Paulo Autuori deve promover mudanças no time titular celeste. O lateral direito, William, retorna a equipe após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, o zagueiro Neris está de fora do jogo, por motivos pessoais.
Autuori também não terá à disposição os volantes Filipe Machado e Matheus Jussa e o meia Matheus Vital. Lesionados, os jogadores da Raposa estão aos cuidados do departamento médico.
+ Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.
COMO CHEGA O PALMEIRAS
Praticamente sem desfalques, o Palmeiras chega para seu ‘jogo do ano’, valendo o título do Brasileirão com excelentes expectativas. O Verdão não sabe o que é derrota há quatro partidas, e precisa somente de um empate para conquistar o troféu sem depender de outros resultados, ou até perder, desde que o Atlético-MG não supere a diferença de oito gols de saldo, ou o Flamengo reverta uma desvantagem de 16 tentos.
Até a 37ª rodada, o Palmeiras é o time que menos perdeu na competição, com oito derrotas na campanha. Para este jogo contra o Cruzeiro, Abel Ferreira quase não terá desfalques, não podendo contar com apenas três jogadores: Gabriel Menino, Dudu e Rony. Piquerez ainda é dúvida e pode pintar no confronto.
O treinador português, inclusive, deve manter a escalação com uma linha de três defensores e outra linha de cinco meias diante do Cruzeiro, podendo optar pela entrada de Luan no lugar que vem sendo ocupado por Marcos Rocha, e por Vanderlan no lugar de Piquerez. No comando do ataque, Breno Lopes e Endrick devem formar a dupla inicial.