A Copa do Brasil está em sua segunda fase de disputa, mas o Cruzeiro ainda vive a expectativa de estrear na competição, em que ostenta o ‘status’ de maior campeão. O clube celeste irá começar o torneio diretamente da terceira fase, um benefício adquirido após o título brasileiro da Série B, no ano passado, e aguarda para conhecer seus possíveis adversários, que será definido em sorteio.
Antes mesmo da realização do sorteio, os olhos se voltaram para a fase anterior, pois a Raposa ainda precisava conhecer em qual pote será alocado. Nesta quarta (15), o Cruzeiro se garantiu no Pote 1 do sorteio na terceira fase, o mesmo que contará com outros clubes da Série A, em especial, que jogam a Copa Libertadores este ano. Com a garantia neste pote, a Raposa não terá possibilidade de clássico (Atlético ou América), ou de enfrentar outros clubes de grande estrutura em sua estreia.
A divisão dos potes para o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil se divide em dois potes, com 32 clubes, sendo 20 times vindos da segunda fase, além dos 12 clubes que se classificaram diretamente para a terceira fase. Dentre estes times, os 16 melhores do Ranking Nacional de Clubes ficam no primeira pote, enquanto o segundo é composto pelo restante, ou seja, os 16 ‘piores’ dentre as equipes.
Com a eliminação do Ceará diante do Ituano, e do Atlético-GO diante do Volta Redonda, o Cruzeiro se garantiu no grupo dos melhores ‘ranqueados’, podendo enfrentar equipes que estão em divisões inferiores no Campeonato Brasileiro, tais como Tombense, Ituano, Brasil de Pelotas, dentre outros. A data do sorteio ainda será definida pela CBF, após o fim da segunda fase.