Cruzeiro
Festa e aglomeração: Cruzeiro se torna o primeiro clube brasileiro a receber torcida em competições nacionais desde o veto de público
— Continua depois da publicidade —
Cruzeiro e Confiança se enfrentaram, nesta sexta-feira (20), com a presença de torcida no Mineirão. Esta foi a primeira vez que uma equipe brasileira recebeu público em um jogo válido por competições nacionais desde o veto devido à Covid-19. Com muita festa, os mineiros vibraram a vitória de 1 a 0, mas se aglomeraram mais que o previsto pelas autoridades.
O Cruzeiro conseguiu absorver a punição de cinco partidas sem torcida proferida em 2019. Com a autorização do STJD e da prefeitura de Belo Horizonte, a Nação Azul pôde comparecer ao estádio e celebrar junto ao seu time. Apesar de ser contra a realização do jogo, a CBF não se opôs a decisão do Tribunal de Justiça Desportivo. De acordo com Alexandre Kalil, prefeito da capital mineira, a partida não passou de um teste para ver se os protocolos seriam seguidos de forma correta.
Veja também: Cruzeiro quebra jejum de quase dois meses sem vencer em casa; veja números
Todavia, antes mesmo da bola rolar, torcedores já estavam errando ao tentar seguir as normas estipuladas pelo Estado. Organizadas do Cruzeiro promoveram a realização de um teste rápido de Covid, indevido para o protocolo requerido – era preciso o PCR ou Rápido de Antígeno.
Já no entorno do Mineirão, a torcida estrelada se aglomerou em volta de bares e ambulantes. Chegando próximo do horário que a partida começaria, um aglomerado de pessoas tentaram entrar no espaço simultaneamente, gerando furdunço. A entrada de todos foi liberada com mais facilidade apenas após a abertura de um novo portão.
Com a bola rolando, os torcedores dos setores roxo, vermelho e laranja seguiram, em sua maioria, o isolamento social. O setor amarelo, entretanto, se manteve cheio do início ao fim do jogo, principalmente no setor superior do estádio. O uso de máscara, obrigatório dentre os protocolos, foi respeitado por parte do público.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.