Cruzeiro

Cruzeiro tem vantagem em retrospecto recente diante do Grêmio

Cruzeiro
Foto: Thomás Santos/STAFF IMAGES/Cruzeiro

O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil, realizado nesta terça-feira, definiu o confronto entre Cruzeiro e Grêmio. Os dois clubes com mais títulos na competição trazem consigo diversas histórias emblemáticas envolvendo o duelo. A Raposa é a maior vencedora com seis taças e o Tricolor vem logo atrás com cinco troféus.

A equipe gaúcha amarga um retrospecto negativo em competições de mata-mata contra o clube mineiro. Desde 2009 as equipes se enfrentaram em quatro oportunidades, sendo três triunfos do Cruzeiro e apenas um do Tricolor. Além de amargar um retrospecto recente de três jogos sem vitória, o Grêmio busca quebrar a escrita e conseguir a classificação com um certo sabor de vingança para a torcida.

As últimas duas vezes que os times entraram em campo em um mata-mata, foi em 2017 pela Copa do Brasil e pela extinta Primeira Liga. Pela Copa do Brasil, na semifinal daquele ano, os dois jogos terminaram com o placar de 1 a 0 e o Cabuloso levou a melhor nas disputas de pênaltis. Após avançar de fase, o time mineiro conquistou o título diante do Flamengo. Na Primeira Liga, a Raposa levou a melhor em jogo único pelas quartas de final, vencendo a partida por 2 a 0.

Em 2009, os mineiros levaram a melhor sobre os gaúchos. Também em um duelo de semifinal, mas desta vez pela Libertadores, a Raposa não conseguiu levar a taça na final diante do Estudiantes. Na primeira partida, o Cruzeiro encaminhou sua classificação em casa, vencendo por 3 a 1 e confirmando no Rio Grande do Sul, com um empate em 2 a 2.

O único triunfo do tricolor gaúcho foi em 2016, em duelo válido também pela semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo acabou empatado em 0 a 0 no Rio Grande do Sul e o Grêmio levou a melhor em Belo Horizonte, vencendo o Cruzeiro por 2 a 0. Coincidentemente, o Tricolor também acabou campeão desta edição, batendo o Atlético-MG e levando a sua quinta taça do torneio.

O retrospecto recente de duelos na Série B no ano passado e também a primeira partida da Séria A desta temporada pela segunda rodada do campeonato, esquentam ainda mais o clima para o jogo.

O primeiro jogo tem data prevista para o dia 17 de maio, na Arena do Grêmio. A partida de volta tem data prevista para acontecer no dia 31 de maio e é provável de ser realizado no Mineirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo