Na franquia de Oregon desde 2012, o astro Damian Lillard aumentou o vínculo com o Portland Trail Blazers até 2027, segundo informações de fontes ligadas a Bobby Marks, insider da ESPN estadunidense. O contrato adiciona dois anos aos três que o jogador ainda tinha com a franquia de Oregon e adiciona um valor de $122 milhões (R$ 641 milhões em conversão atual).
O contrato vigente do jogador o coloca como oitavo jogador na lista de maiores salários da liga na temporada que está por vir, recebendo $42,4 milhões, e tem duração de 3 anos, com o último como opção do jogador. O novo acordo, que também contém uma opção de jogador, começará a valer a partir do final do terceiro ano do contrato anterior, com o jogador ativando sua cláusula de último ano. Aumentando o vínculo com os Blazers, Lillard receberá cerca de $58,5 milhões no primeiro ano e $63,3 no segundo ano, mas os valores podem sofrer alterações por conta da definição do Salary Cap (limite salarial da NBA) para as temporadas (O contrato não pode exceder 35% do limite salarial da equipe).
Atuando por apenas 29 partidas na temporada passada por conta de uma lesão no abdômen, Lillard anotou médias de 24 pontos, 7,3 assistências e 4,1 rebotes em 40,2% em arremessos de quadra por jogo. Essas médias demonstram o quanto a lesão no abdômen, que se arrastava a bastante tempo, influenciaram no desempenho do armador de 31 anos: sua média de pontos foi a menor desde a temporada 2015/16 e seu aproveitamento de arremessos em quadra foi a pior da carreira.
Observando a possibilidade de seu Franchise Player (principal jogador da franquia) perder o restante da temporada devido a complicação da lesão, o Portland Trail Blazers se movimentou antes da Trade Deadline (data limite de transferências da temporada) para trocar jogadores que davam força, experiência e profundidade para o elenco por possibilidades de futuro, tanto em jogadores quanto em escolhas de Draft: CJ McCollum (30 anos), Larry Nance Jr. (29 anos) e Tony Snell (30 anos) foram enviados para os Pelicans em troca da escolha protegida de primeira rodada de 2022, duas escolhas de segunda rodada, Josh Hart (27 anos), Tomas Satoransky (30 anos), Nickeil Alexander-Walker (23 anos) e Didi Louzada (23 anos).
No Portland Trail Blazers desde 2012, Damian Lillard está ao lado de Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green como terceiro jogador mais antigo da NBA a permanecer na equipe pela qual foi selecionado, e teve ganhos em contratos de $436 milhões na liga, apenas atrás de Kevin Durant, Stephen Curry e Bradley Beal.
