Geral

Das quadras às pistas: o melhor do calendário esportivo em março

Foto: Divulgação/Pixabay 

O Carnaval chegou ao fim e o ano, de fato, começou para os brasileiros. No mundo esportivo, a temporada 2023 já teve início há algumas semanas para certas modalidades, enquanto em outras o calendário será inaugurado agora em março. Seja pela abertura ou pela continuação dos principais campeonatos do país e do planeta, o terceiro mês do ano está recheado de eventos.

No cenário nacional, o maior campeonato de Poker terá a sua segunda etapa, enquanto uma prova inédita de carros elétricos chegará a São Paulo. Os clubes do futebol brasileiro também estarão envolvidos na Copa Libertadores da América e aguardam pelo sorteio das chaves. Já a Fórmula 1 retorna às pistas, com o GP do Bahrein, ao mesmo tempo em que os melhores tenistas do mundo duelam em dois grandes torneios nos Estados Unidos.

Brazilian Series of Poker

Realizado pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), com o patrocínio da plataforma online PokerStars, uma das mais reconhecidas no mundo todo, o Campeonato Brasileiro de Poker realizará a partir do dia 29 de março a segunda das seis etapas previstas para a temporada 2023. O evento acontecerá em São Paulo, no Hotel Sheraton WTC, até o dia 5 de abril, com a participação dos melhores jogadores do país.

Antes, a edição deste ano foi inaugurada de 22 a 24 de janeiro, nas Bahamas, no Baha Mar Resort, valendo pontos para o ranking nacional. Ainda este ano, o BSOP terá etapas em Brasília (1 a 6 de junho), São Paulo/Winter Millions (19 a 26 de julho), Foz do Iguaçu (5 a 10 de outubro) e novamente São Paulo, com o BSOP Millions, o torneio derradeiro do calendário, de 15 a 29 de novembro.

Jogos decisivos e sorteio da Copa Libertadores

Dominada pelos clubes brasileiros nos últimos quatro anos, a principal competição de clubes da América do Sul já está em andamento desde fevereiro, com o início das fases preliminares. Ao todo, o Brasil já tem seis equipes garantidas na edição de 2023 (Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR), mas pode chegar a oito, caso Atlético-MG e Fortaleza passem pela terceira eliminatória, durante o mês de março.

Também neste mês, no dia 22, acontecerá o sorteio da fase de grupos, que definirá as chaves dos 32 times que restarão no torneio. Dentre os oito cabeças de chave, três equipes representam o Brasil: Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR. Também estão no pote 1 River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Independiente del Valle (EQU) e Olimpia (PAR). Inter, Corinthians e Fluminense estão no segundo pote.

Abertura da Fórmula 1

Foto: Divulgação/Pixabay 

Após três meses e meio de descanso, a principal categoria do automobilismo mundial religará os motores no primeiro fim de semana de março, para a disputa do Grande Prêmio do Bahrein. Após o domínio absoluto da Red Bull Racing em 2022, as expectativas para este ano giram em torno do time austríaco e sobre como Ferrari e Mercedes poderão desafiar os atuais campeões.

Além da prova inaugural do calendário, a F1 terá mais uma corrida no terceiro mês do ano: a prova da Arábia Saudita, no circuito de Jeddah, no dia 19. Apesar de o evento principal acontecer apenas no dia 2 de abril, o GP da Austrália terá início no dia 31 de março, com o primeiro dia de treinos livres em Melbourne Park.

Fórmula E no Brasil

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2014, a categoria de carros elétricos terá uma prova em território brasileiro. Marcada para o dia 25 de março, a corrida acontecerá em São Paulo, em um circuito montado no Sambódromo no Anhembi, palco dos desfiles das escolas de samba do estado paulista.

A iniciativa, segundo a prefeitura local, vem de encontro aos interesses da cidade em promover a cultura de sustentabilidade, uma vez que a F-E adota a medida de carbono zero na concepção de seus veículos. O evento será o quinto do campeonato 2023, que já teve disputas no México, Arábia Saudita, Índia e África do Sul.

Masters 1000 de tênis nos EUA

Liderado pela atual número 13 do mundo no ranking feminino, Beatriz Haddad Maia, o Brasil estará presente em duas grandes competições do circuito internacional de tênis: os torneios de nível 1000 em Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos. Além de Bia, Luisa Stefani disputará a chave de duplas nos dois campeonatos, enquanto Thiago Monteiro está garantido em Indian Wells.

Abaixo apenas dos Grand Slam, que são organizados pela Federação Internacional de Tênis (ITF), os ATP e WTA 1000 são os mais prestigiados eventos do calendário das associações masculina e feminina. Com uma chave reduzida em relação aos Majors, esses torneios reúnem os melhores jogadores e têm nove edições por temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo