No último domingo (29), o atacante David rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo durante a partida entre Vasco e Cruzeiro, pelo Brasileirão. O jogador deixou o campo ainda aos 10 minutos da primeira etapa sentindo fortes dores após uma dividida com Mateus Vital. Em nota oficial, o Cruzmaltino revelou que o atleta havia sofrido uma entorse e, após realização de exames, foi constatada a ruptura do LCA.
O prazo de recuperação para este tipo de lesão é longo, entre oito e dez meses de tratamento. O atacante, portanto, não terá mais condições de jogo na atual temporada. É provável que ele seja desfalque também no início do próximo ano. Revelado pelo Vitória, David chegou ao Vasco em 2024, emprestado pelo Internacional.
Pelo Gigante da Colina, ele disputou 40 jogos, contribuindo com sete gols e quatro assistências. Titular absoluto da equipe, o ponta cumpriu recentemente a cláusula do contrato de empréstimo que previa sua compra em definitivo junto ao Colorado. Ainda não houve confirmação sobre a transferência até o momento.
David é mais um atacante que o Vasco perde por lesão nessa temporada. Com uma fratura na tíbia, Adson também está no departamento médico e não deve voltar mais em 2024. Além dele, outros dois jogadores sofreram uma ruptura de ligamento no joelho: os meio-campistas Jair e Paulinho. Lesionados desde fevereiro, ambos podem estar aptos para entrar em campo nas próximas semanas.
O volante Jair, inclusive, já faz treinamentos com bola no CT Moacyr Barbosa e deve ser relacionado em breve pelo técnico Rafael Paiva. Enquanto isso, ainda não houve anúncio sobre quando será realizada a cirurgia necessária para a recuperação de David.
AGENDA
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (2), às 19h15, para o jogo mais importante do ano até aqui. Pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil, o Cruzmaltino enfrenta o Atlético Mineiro, na Arena MRV. O encontro decisivo entre as equipes está marcado para 19 de outubro, quando decidem a vaga na final do torneio.