Futebol Internacional

De Bruyne critica Fifa, Uefa e o calendário com a disputa do mundial: “Eles não se importam”

O camisa 10 da Bélgica criticou a falta de descanso durante a pré-temporada e a sobrecarga de jogos

Foto: DIRK WAEM/BELGA MAG/AFP via Getty Images

A expansão da Champions League e do Mundial de Clubes gerou reclamação de um dos principais jogadores do mundo. De Bruyne criticou o calendário atual do futebol. O meia de 33 anos teme os efeitos causados pela sobrecarga de jogos que essa temporada reserva com o novo mundial de 32 times. 

Ele criticou a falta de descanso durante a pré-temporada e número de jogos que os times europeus terão de jogar ao final da atual temporada europeia, quando o mundial será disputado no Estados Unidos. 

– O problema vai chegar quando tiver terminado o Mundial de Clubes. Sabemos que haverá somente três semanas entre a final e a primeira rodada da Premier League. São três semanas para tirar férias e se preparar para jogar mais 80 jogos. Talvez passe este ano, mas será um problema no ano seguinte. A PFA (Associação dos Jogadores Profissionais), na Inglaterra, e os sindicatos de jogadores dos outros países tentaram achar soluções. O problema é que a Uefa e a Fifa fazem mais partidas e podemos tentar dizer alguma coisa, mas nenhuma solução foi encontrada. Eles não se importam. É o dinheiro que fala – reclamou o camisa 7 da Bélgica durante coletiva antes do duelo contra Israel. 

A temporada 2024/25 será a segunda entre três seguidas com competições internacionais de seleções entre os meses junho e julho, que tradicionalmente é o período de férias dos jogadores no futebol europeu. Neste ano, a Copa América e a Eurocopa foram disputadas neste período. 

Ano que vem, o Mundial de Clubes com 32 times será disputado nos Estados Unidos entre os meses de junho e julho. Além disso, com a expansão da Champions League, Liga Europa e Liga Conferência, as equipes europeias podem acabar disputando 70 partidas por temporada. Já em 2026, será disputada a Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá, o torneio foi expandido para 48 seleções. 

As competições continentais europeias agora tem um formato de liga. Com isso, na Liga dos Campeões, os times terão que disputar oito jogos contra diferentes adversários diferentes em vez do sistema de ida e volta que totalizava seis partidas. O mata-mata também ganhou um playoff de ida e volta para as equipes que não se classificaram de maneira direta para às oitavas de final. 

Já o novo Mundial de Clubes, terá o mesmo formato que a Copa do Mundo tinha com 42 seleções. Ele será disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, a competição será disputada nos Estados Unidos.O Manchester City é um dos 12 times europeus classificados para a competição que também contará com a presença de Flamengo, Fluminense e Palmeiras. A competição já tem 30 dos 32 times já classificados. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo