Esportes olímpicos
Dias após o término das Olímpiadas de Tóquio, Delegação de Tonga não consegue retornar à ilha por restrições de COVID
— Continua depois da publicidade —
Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram no dia 8 de agosto, porém, dias após o término do evento seis membros da Delegação de Tonga que competiram no torneio do Japão enfrentam uma longa espera na Nova Zelândia na escala de volta para casa. Mesmo após a quarentena obrigatória de 14 dias em Auckland, o grupo não conseguiu retornar ao país integrante da Polinésia devido a mudança nas restrições do COVID-19.
Atualmente, a Nova Zelândia está atualmente em bloqueio total após o país registrar seus primeiros casos infecção local de Covid, em seis meses, devido à chegada da variante Delta. Por isso, o grupo de Tonga – que inclui Malia Paseka, a primeira lutadora de taekwondo do país, o secretário-geral da Comitê Olímpico Nacional, Takitoa Taumoepeau, o Chef de Missão Amanaki Fakakovikaetau, o oficial de natação Vila Day e a treinadora de atletismo Siueni Filimone, ainda não tem data definida para deixar a ilha já que os voos estão suspensos devido ao bloqueio.
Segundo o portal Inside Games, o secretário-geral do Comitê Olímpico de Tonga, Takitoa Taumoepeau, informou que a companhia aérea responsável pelo retorno da delegação havia previsto um atraso ou adiamento de uma semana. No entanto, os indicadores de casos de covid-19 na região de Auckland não apresentaram melhora.
+Samoa, Kiribati, Tonga e Vanuatu desistem dos Jogos Paralímpicos de Tóquio
De acordo com as autoridades locais, Auckland e a região de Northland permanecerão no nível quatro de bloqueio, enquanto as regiões mais ao sul devem passar para o nível três a partir de terça-feira, 31 de agosto.
Além disso, após vários dias na Nova Zelândia, a delegação de Tonga, deverá enfrentar mais uma quarentena de 21 dias ao desembarcarem na ilha da Polinésia.
– Quaisquer que sejam as regras ou leis, isso pode mudar em um segundo em uma pandemia, então nós aceitamos, não estávamos esperando por isso, mas temos que seguir em frente -, disse Taumoepeau.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Tonga competiu com seis atletas, mas não conquistou medalhas.