Nesta segunda feira (26), o Denver Broncos anunciou a demissão do head coach, Nathaniel Hackett. A decisão de mandar o treinador embora ficou inevitável depois de mais vexame na temporada, desta vez foi a derrota por 51 a 14 contra o Los Angeles Rams na partida de Natal. Contratado para ser um guru ofensivo e fazer a transição ofensiva de Russel Wilson para Denver, Hackett sai do comando dos Broncos com quatro vitorias e onze derrotas, já eliminado dos Playoffs e menos de uma temporada como treinador principal.
Como como coordenador ofensivo dos Packers de 2019 até 2021, Hackett foi fundamental para Aaron Rodgers conquistar dois MVPs, contudo não era ele que chamava as jogadas em Green Bay e sim, Matt LaFleaur, head coach da equipe. Esta inexperiência em não chamar as jogadas e nunca ter trabalhado como head coach antes, ficaram evidentes em Denver. Logo na primeira partida, contra o Seattle Seahawks, a primeira bizarrice, chutar um field goal de 64 jardas, invés de arriscar uma quarta descida quanto está pagando 245 milhões de dólares para um quarterback como Russel Wilson.
Talvez o ponto mais crítico da estadia do treinador no Colorado foi o vestiário, em diversos momentos, jogadores do próprio time reclamando na cara de Wilson e Hackett não fazia nada. Exemplo disso foi na partida contra o Carolina Panthers, que o defensive tackle, Michael Purcell, gritou com Wilson na sideline e a postura do treinador foi de silencio. Na partida de ontem, contra os Rams, mais uma discussão, desta vez foi do Guard, Dalton Risner, discutindo com Brett Rypien, quarterback reserva dos Broncos, Rypien foi defender Russel Wilson após o quarterback ser sacado em jogadas consecutivas, Risner não gostou das cobranças e discutiu com o passador reserva, novamente Hackett teve uma postura passiva e demonstrou que não tem nenhum controle sobre este vestiário.
A premissa da contratação de Hackett e de trocar por Russel Wilson era dos Broncos finalmente ir para os playoffs depois da aposentadoria de Peyton Manning em 2016, contudo a situação foi muito diferente, o time tem a menor média de pontos por jogo na liga, 15.5 e Wilson tem o pior rating de sua carreira, com 82.6. Em apenas quatros jogos, os Broncos conseguiram conquistar mais de 20 pontos, mesmo assim, perderam em duas oportunidades, contra os Raiders por 32 a 23 e para os Chiefs por 34 a 28. Devido a toda esta incompetência, Hackett se tornou apenas o quinto técnico da história da NFL a ser demitido antes do final da temporada, mais recentemente, no ano passado, Urban Meyer també tinha sido demitido pelos Jaguars antes de completar uma temporada no cargo.
Para substituir Hackett, o técnico interino será Jerry Rosburg, que foi contratado em setembro para ajudar o ex head coach em decisões durante o jogo. Rosburg comandará os Broncos em mais duas partidas, contra os Chiefs e contra os Chargers. Depois disso, Denver entrará mais uma vez no mercado em busca de um treinador principal, alguns nomes já estão sendo circulados no Mile High, principalmente o de Sean Payton, ex-técnico dos Saints, e de DeMeco Ryans, coordenador defensivo dos 49ers.