Flamengo

Desempenho defensivo ruim na temporada faz Flamengo ir ao mercado por reforços no setor

Léo Ortiz, alvo do Flamengo, com a camisa do Red Bull Bragantino (Photo by CARLA CARNIEL/POOL/AFP via Getty Images)

Léo Ortiz é o sonho de consumo do Rubro-Negro para 2024

Photo by CARLA CARNIEL/POOL/AFP via Getty Images

Os inúmeros fracassos em 2023 fizeram o Flamengo planejar o ano de 2024 com maior antecedência. Com Tite como pilar, o Rubro-Negro planeja renovar o elenco e reforçar setores carentes, principalmente o defensivo, que deixou muito a desejar ao longo da temporada. Léo Ortiz, zagueiro do Red Bull Bragantino, é o principal alvo da diretoria do clube carioca para o próximo ano.

+ Arrascaeta admite conversas com De La Cruz, possível reforço do Flamengo

+ Flamengo faz nova consulta pelo meia Gustavo Scarpa

É verdade que o sistema defensivo deu sinais de evolução com a chegada de Tite ao Ninho do Urubu. O Flamengo passou a sofrer menos e consequentemente foi mais sólido, porém não o suficiente para evitar os péssimos números do setor. Sampaoli e Vitor Pereira, por exemplo, deixaram o Rubro-Negro com média de mais de um gol sofrido por partida.

Não à toa, apesar de ter terminado no G4, o Flamengo teve a oitava pior defesa do Campeonato Brasileiro. Em 38 partidas a equipe carioca foi vazada em 42 oportunidades, número superior ao de times que terminaram a competição na segunda página da tabela, como Cruzeiro, Cuiabá e São Paulo.

A variação de sistemas, modelos de jogo e prioridades dos treinadores que dirigiram o Flamengo também dificultaram a consolidação do setor defensivo. No gol, por exemplo, o Rubro-Negro teve três titulares ao longo do ano: Santos, com Vitor Pereira, Matheus Cunha, com Sampaoli, e Rossi, com Tite. Assim como a lateral-direita, que variou entre Varela, Matheuzinho e Wesley.

Como mencionado, Tite, mesmo com poucos jogos na reta final, conseguiu dar uma cara para a defesa rubro-negra. Apesar disso, para fazer o Flamengo voltar a brigar por títulos, o treinador terá um longo caminho para percorrer e, por isso, já deu início ao planejamento para 2024. A diretoria do Rubro-Negro já começou a se mexer no mercado e deve investir pesado no sistema defensivo.

+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK YOUTUBE.

Léo Ortiz, zagueiro do Red Bull Bragantino, está na mira e, inclusive, já deu sinal verde para o Flamengo negociar com o clube de Bragança. A diretoria ainda pretende buscar um substituto para Filipe Luís, na lateral-esquerda, e um nome absoluto para a lateral-direita. Neste sentido, é possível que alguns jogadores do elenco rubro-negro sejam negociados.

É evidente que outras posições serão reforçadas, como o meio de campo, que tem De la Cruz como o nome mais forte no radar, mas a tendência é que a defesa seja o setor que mais receba reforços. Um jogador que atue aberto pela direita também é cotado e, por isso, o Rubro-Negro também sondou a situação de Gustavo Scarpa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo