Lucas di Grassi e Fórmula E estão prestes a dar início a uma nova fase com a chegada do Gen3 EVO, o carro que promete agitar a 11ª temporada da categoria.
A estreia do novo modelo acontece no E-Prix de São Paulo, marcado para 7 de dezembro, data em que o Brasil receberá a prova inaugural da temporada 2024/2025.
O Gen3 EVO é uma evolução do carro utilizado na última temporada, trazendo melhorias significativas, como a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 segundos, além de um sistema de frenagem regenerativa que gera quase 50% da energia necessária durante a corrida.
O lançamento oficial do Gen3 EVO aconteceu na sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, em um evento que contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Ricardo Nunes, e de Alberto Longo, cofundador da Fórmula E.
Entre as principais inovações está o motor elétrico de alta eficiência, que atinge mais de 95% de aproveitamento, e os novos pneus fornecidos pela Hankook, que utilizam 35% de material reciclável e garantem maior aderência.
O primeiro teste oficial do carro será realizado em novembro, em Valência, durante a pré-temporada.
Lucas Di Grassi, piloto da ABT Lola, destacou a imprevisibilidade da primeira corrida: “A primeira corrida vai ser algo difícil de prever, mas já fizemos milhares de quilômetros com o novo carro, então temos uma boa ideia de como ele vai estar acertado para cá (São Paulo)”, disse o único brasileiro na categoria por enquanto.
Outra mudança importante para o E-Prix de São Paulo é a data da corrida. Enquanto as duas primeiras edições foram realizadas em março, a terceira edição da prova será realizada em dezembro, marcando o início da nova temporada. “Não acho que a data vai mudar tanto, mesmo que a temperatura possa ser mais alta em dezembro. Na última corrida, tivemos um dos dias mais quentes do ano, então estamos preparados”, afirmou Di Grassi.
O piloto brasileiro ressaltou, no entanto, que as mudanças no carro terão um impacto significativo: “O carro muda bastante, o pneu muda bastante, e agora com tração 4×4, o comportamento também será diferente. Acho que essas mudanças no carro serão mais decisivas do que a data da corrida”.
Além das expectativas em relação ao Gen3 EVO, Di Grassi também vive uma fase de transição em sua equipe. A ABT, que era cliente da Mahindra, agora se uniu à Lola e à Yamaha, tornando-se uma equipe de fábrica e passando a fabricar seu próprio trem de força.
A Fórmula E já realizou duas edições em São Paulo, com vitórias de Mitch Evans, em 2023, e Sam Bird, em março de 2024. A 11ª temporada contará com 17 corridas em 11 cidades ao redor do mundo, misturando circuitos de rua e autódromos, o que promete um desafio adicional para os 22 pilotos e seus novos carros Gen3 EVO.
Além da corrida, os fãs poderão aproveitar o Allianz Fan Village, uma área com diversas atrações, incluindo shows ao vivo, entretenimento para toda a família e sessões de autógrafos com os pilotos.
Ingressos e informações
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo já estão à venda, com valores a partir de R$ 167,50, disponíveis na plataforma Fever.
Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.