Na abertura da sétima rodada do Campeonato Português, nesta sexta-feira (29), o Benfica assumiu, momentaneamente, a liderança da competição. No clássico contra o Porto, disputado no Estádio da Luz, a equipe da casa venceu o rival por 1 a 0, gol marcado pelo argentino Ángel Di María.
Com o resultado, o Benfica chega a 18 pontos, ultrapassando o Sporting, que ainda joga nesta rodada. O Porto conheceu a sua primeira derrota no campeonato e permanece na terceira posição com 16 pontos.
- Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
O clássico português foi muito disputado e muito brigado no primeiro tempo. Com menos de um minutos de jogo, Di María arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol de Diogo Costa. O Porto respondeu Eustáquio, também de fora da área, mas que não teve a direção do gol.
Aos 18 minutos, o Porto ficou em uma situação delicada com a expulsão de Fábio Cardoso. Após lançamento longo, o brasileiro David Neres escapava com velocidade, Fábio chegou para disputar com um carrinho e o árbitro assinalou a falta e aplicou o vermelho direto. Apesar de muita reclamação, a decisão se manteve e os visitantes passaram a ter 10 jogadores em campo.
O Benfica tentou se aproveitar da vantagem numérica, mas não conseguiu criar grandes chances para abrir o marcador e ainda cedeu espaços para o rival. Pepê bateu de fora da área e obrigou o goleiro Trubin a fazer grande defesa.
A segunda etapa foi ataque contra defesa. O Benfica pressionava em busca do primeiro gol, enquanto o Porto se defendia e aguardava uma oportunidade para contra-atacar. Aos 11 minutos, Di María encontrou David Neres dentro da grande área, o brasileiro tentou a jogada individual, mas na hora do chute, Diogo Costa salvou o Porto.
Os donos da casa seguiram pressionando e criando oportunidades, mas pecaram na finalização. Aos 23 minutos, David Neres levou para a linha de fundo e cruzou rasteiro, a bola encontrou Di María, bem posicionado que bateu de pé esquerdo, contando com um desvio no meio do caminho, para encobrir o goleiro Diogo Costa e finalmente abrir o placar no Estádio da Luz.
O Porto tentou se lançar ao ataque, mas não conseguiu superar a marcação adversária. Com a vantagem no marcador e em campo, o Benfica ainda teve outras oportunidades, mas não conseguiu fazer o segundo, vencendo o clássico por 1 a 0.
Na próxima rodada, o Benfica terá pela frente o Estoril, fora de casa, no sábado (7), às 16h30. O Porto busca a reabilitação, em casa, contra o Portimonense, no domingo (8), às 14h
