No último dia 9 de setembro, celebrou-se o Dia Mundial dos Veículos Elétricos.
E o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E aproveitou a ocasião para destacar cinco exemplos de tecnologias introduzidas na competição que fizeram a transição para os veículos elétricos de consumo, em um processo conhecido como “Race to Road” ou “das corridas para as estradas”.
A Fórmula E é o primeiro Campeonato Mundial de automobilismo totalmente elétrico e é o único esporte certificado com emissão zero de carbono líquido desde o início.
Agora, em sua décima temporada, foram disputadas 116 corridas em 30 cidades, em 23 países e cinco continentes.
No início deste ano, a Fórmula E apresentou o carro de corrida GEN3, que é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
A Fórmula E trabalha em estreita colaboração com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), órgão regulador do automobilismo, para criar um ambiente onde fabricantes e parceiros possam desenvolver e testar soluções tecnológicas inovadoras em uma variedade de aplicações para veículos elétricos. Grandes fabricantes automotivos como Jaguar, Porsche, Nissan, Mahindra e DS Automobiles desenvolvem sistemas de potência no campeonato.
Os parceiros globais ABB e Hankook Tire são pioneiros nos desenvolvimentos técnicos em carregamento de veículos elétricos e pneus de estrada para veículos elétricos, respectivamente.
Em última análise, as inovações introduzidas na Fórmula E estão sendo incorporadas aos veículos elétricos nas ruas e à infraestrutura em geral, impactando o futuro da mobilidade e a descarbonização dos centros das cidades inteligentes em todo o mundo.
Aqui estão cinco tecnologias desenvolvidas no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E que fizeram a transição da “corrida para a estrada”:
- Carregamento Rápido: A Fórmula E, em colaboração com a FIA e a ABB, desenvolveu uma solução ultrarrápida, compacta e confiável de carregamento para o carro de corrida GEN3, capaz de receber uma carga de 600 kW. Isso fornece insights vitais para o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos.
- Capacidades de Travagem Regenerativa: Os sistemas de freio da Fórmula E contribuíram para a autonomia e eficiência dos carros de corrida, sendo a tecnologia transferida para carros de rua, como o Jaguar I-TYPE 5 e o Nissan Leaf, aumentando a eficiência energética.
- Tecnologia de Pneus Sustentável da Hankook: A Hankook Tire desenvolveu pneus sustentáveis para o carro GEN3, com aprendizados transferidos para pneus de veículos elétricos de consumo. Esses pneus são projetados para atender às necessidades específicas de manuseio, aderência e torque.
- Fluidos de Transmissão Reaproveitados: A Castrol trabalhou com a equipe Jaguar TCS Racing para co-projetar fluidos e lubrificantes avançados para veículos elétricos. Pela primeira vez na Fórmula E, eles conseguiram refinar e reutilizar fluidos de transmissão residuais, demonstrando um desempenho equivalente ao óleo base virgem.
- Dando Nova Vida a Baterias VE Antigas: Em parceria com a ABB, a Fórmula E reutilizou baterias VE antigas em um sistema de armazenamento 100% renovável, fornecendo energia para carregamento de automóveis. Isso contribui para a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida das baterias.