Por conta do apelo do Dia dos Pais, clubes do futebol brasileiro aproveitaram a data para lançar novas camisas e alavancar as vendas. Entre a última semana de julho e a primeira de agosto, 11 times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro: Fortaleza, Bahia, Vitória, Cuiabá, Criciúma, Avaí, América-MG, Sport, Ponte Preta, Ceará e Goáis, apresentaram seus novos uniformes, utilizando estratégias de marketing cuidadosamente planejadas para capitalizar a celebração.
O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, é uma ocasião que tradicionalmente aquece o mercado de presentes. Este ano, os clubes continuaram a utilizar o apelo emocional associado à celebração para promover suas novas coleções. A estratégia visou não apenas o mercado de presentes, mas também a criação de uma conexão mais profunda com os torcedores.
O Sport lançou uma camisa especial inspirada no manto de 2000, ano em que o time conquistou o pentacampeonato pernambucano.
— Nossa nova camisa representa a herança de gerações que compartilham a paixão pelo Sport. A ideia é oferecer a oportunidade, para quem não viveu a época do time dos anos 2000, de adquirir uma peça que remete aos momentos especiais daquela temporada. E, para quem teve a chance de testemunhar a história, é um modo de manter viva a lembrança. Assim, pai e filho podem aproveitar a data da melhor maneira possível — explica Eduardo Arruda, vice-presidente de marketing do clube.
Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap, ressalta a importância desse tipo de campanha.
— Datas comemorativas movimentam o comércio e oferecem vastas oportunidades para impulsionar vendas. Camisas de time lançadas nesses períodos, que ressaltam a conexão histórica com o passado do clube, podem captar o interesse de um público ligado ao esporte e criar conexões. Esses lançamentos não só servem como presentes para promover a união entre pais e filhos, mas também ajudam a fidelizar novos clientes e a fortalecer a imagem da marca — aponta o executivo.
O Fortaleza também fez uso dessa estratégia ao lançar sua nova camisa “La Cruz”, desenvolvida pela Volt Sport, fornecedora oficial do clube. A peça é uma homenagem à Cruz de Santiago, um símbolo importante na história do Tricolor. O mantou estreou na partida entre Fortaleza e Criciúma, no último domingo (11), Dia dos Pais. Para o duelo, os jogadores do Laion utilizaram o nome de seus progenitores nas costas, em homenagem à data comemorativa.
— É uma referência que passou a fazer parte do nosso DNA vencedor, uma espécie de amuleto da sorte que nos acompanha em todos os nossos uniformes desde então — comenta Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza.
Além do Tricolor, a Volt Sport aplicou essa estratégia com outros cinco clubes parceiros: América-MG, Avaí, Criciúma, Joinville e Vitória.
— Do ponto de vista comercial, o Dia dos Pais é muito importante para os clubes e para os fornecedores de material esportivo. Tradicionalmente, as camisas de futebol são vistas como opções de presente em datas comemorativas, além de possuírem uma relação afetiva com o clube do coração. Realizar lançamentos nessas datas ajudam a potencializar o sucesso de uma coleção, o que é valioso para geração de novas receitas — ressalta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da companhia.