Saúde

Dia Internacional da Saúde Mental: Youtuber conta como esporte mudou a sua vida: “Sem rumo”

Fernando Vilela Café na Trilha

Fernando Vilela supera burnout com ajuda de ciclismo e amigos do pedal.

Foto: Divulgação

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Saúde Mental (10 de
outubro), convidamos você a conhecer a história de Fernando Vilela. Ciclista e
administrador do canal “Café na Trilha” no YouTube (o maior em audiência sobre
bikes no Brasil), ele é uma inspiração de como o esporte transforma vidas.
Fernando, carioca de 41 anos, mostra como é possível conciliar uma vida de
excelência no esporte com a de executivo.

Primeiros anos

Fernando nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Brasília ainda criança, onde
viveu até os 9 anos. Depois, foi para o Espírito Santo, onde sua jornada realmente
começou. Como muitos da sua geração, Fernando teve
dificuldades para escolher uma profissão e decidiu cursar Farmácia.

Embora tivesse aptidão para as matérias, isso não foi suficiente para mantê-lo
motivado. Sua paixão por esportes quase o levou a mudar para Educação Física,
mas ele optou por concluir o curso de Farmácia devido às melhores perspectivas
de mercado. Foi lá que conheceu sua esposa, Thalita.

Em 2005, ao concluir sua graduação, mudou-se para os Estados Unidos para um
programa de intercâmbio, onde aprimorou seu inglês e espanhol e adquiriu valiosa
experiência corporativa. De volta ao Brasil, deixou a Farmácia e começou uma
carreira como corretor de imóveis.

“Em casa, sempre brincamos que eu só estudei Farmácia para me casar (risos)!
Estamos juntos há quase 20 anos e temos uma filha de 7 anos.”

Aos 30 anos, Fernando já havia acumulado experiência com sua própria
imobiliária e se destacado no mercado imobiliário do Espírito Santo. No entanto, o
sucesso trouxe seus próprios desafios: a alta demanda o forçou a trabalhar de
domingo a domingo, afastando-o de sua vida social e familiar e impactando sua
saúde, uma realidade comum a muitos brasileiros.

“Lembro que fui ao médico e ele disse que eu não poderia mais me estressar,
como se fosse fácil não ficar estressado. Foi então que o ciclismo entrou na minha
vida”, conta Fernando, rindo.

Incentivado por amigos, Fernando começou a pedalar e, das experiências — boas
e ruins — nasceu o “Café na Trilha”. “O slogan do Café na Trilha é ‘Conectando e
Transformando Pessoas com a Bike’, e vem precisamente dessa experiência
vivida.”

A História do Café na Trilha

O ciclismo se tornou sua maior paixão. Em 2016, Fernando decidiu aplicar sua
experiência empresarial no mundo do ciclismo.

“Acredito que, com minha experiência, vi o potencial do YouTube e o crescimento
das redes sociais para alcançar um público mais amplo”, explica Fernando.

Apesar do potencial claro, ele enfrentou a concorrência de nomes já
estabelecidos no setor.

“Se eu quisesse ficar na minha zona de conforto, ainda estaria trabalhando em
farmácia ou na construção civil. Sou movido por desafios, tanto no mundo
corporativo quanto na bicicleta. Meus ‘concorrentes’ são meus amigos. A troca de
experiências, o crescimento mútuo e o aprendizado com o público são essenciais.
Descobri que era possível combinar minhas duas grandes paixões: ciclismo e
empreendedorismo. Hoje, faço o mesmo no Grupo Westhon. Lidero o Café na
Trilha e também trabalho como CMO (Chief Marketing Officer) na WSB Advisors,
uma empresa na área de Oil & Gas e energia.”

Café na Trilha: Transformando Vidas

O Café na Trilha está presente nas principais plataformas de mídia social, onde
Fernando compartilha sua vida sobre duas rodas. O canal oferece coberturas de
corridas, dicas de nutrição e treinamento, destaca lançamentos importantes do
setor e, mais importante, se envolve diretamente com o público, respondendo às
suas perguntas.

“Meu objetivo é manter uma troca harmoniosa com os seguidores. Gosto de
aprender com eles e de compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri ao
longo da minha jornada. Sempre enfatizo a importância da rotina, da nutrição
equilibrada e do treinamento diário, que não precisa ser necessariamente na
bicicleta. A mente é nosso guia, e as crises de burnout do passado me ensinaram
a equilibrar mente e corpo. Acredito que essa é a principal lição que um atleta de
qualquer esporte pode levar para a vida profissional ou pessoal.”

O Café na Trilha é o principal canal de ciclismo no Brasil e uma referência global.
Este ano, a Terra, um dos maiores portais do país, destacou a história de Vilela.
Fernando foi capa do Racer Guide para La Leyenda del Dorado na Colômbia em
2023, e sua foto também apareceu na página de inscrição do evento, que possui a
maior audiência na cobertura dessa ultramaratona.

Esse reconhecimento coloca o Café na Trilha entre os canais de mídia social mais
relevantes do setor, alinhando-o a gigantes do mercado esportivo como Shimano,
Specialized e DJI.


De Volta ao Mundo Corporativo

Além da empresa Café na Trilha, no final do ano passado, o talento e o trabalho
árduo de Fernando foram reconhecidos com um convite para se tornar sócio e
CMO da WSB. Sua experiência no mercado imobiliário e no Café na Trilha, sempre
envolvendo amplo estudo sobre pessoas, comportamento e marketing, faz de
Fernando uma figura de destaque no marketing digital.

“É imensamente satisfatório olhar para trás e ver tudo que passei, desde crises de
burnout e ansiedade até desafios empresariais. As pessoas acham que isso é
frescura, mas quando nos desvinculamos de uma profissão de forma repentina, é
como se tivessem arrancado nossa identidade. Eu era o Fernando da Empresa X;
de repente, não tinha mais essa referência, tomei raiva do setor, não queria mais
ver pela frente. No início, o Café na Trilha foi uma válvula de escape, mas também
uma mudança de vida e de valores brutais. Lembro de chorar escondido por
diversas noites, acordar sem rumo, sem identidade. Hoje, retorno ao mundo
corporativo com uma nova perspectiva e maturidade para liderar pessoas e
projetos novamente. O esporte me deu a resiliência para enfrentar os desafios do
mundo corporativo e posso afirmar, com muito mais resultados do que antes”,
conclui Fernando

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