Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Dinamarca vence Haiti e volta às oitavas da Copa após 28 anos

Maior artilheira da Dinamarca em todos os tempos, Pernille Harder abriu o placar na vitória contra o Haiti (Colin Murty/AFP via Getty Images)

Pernille Harder e Sanne Troelsgaard garantiram vitória dinamarquesa e seleção vai enfrentar a Austrália nas oitavas de final

Colin Murty/AFP via Getty Images

A Dinamarca esteve fora dos últimos três mundiais. A seleção nórdica entrou em campo na manhã desta terça-feira (1º) dependente apenas das próprias forças para se classificar às oitavas de final, mas lidava com desafios particulares. Nunca tinha vencido um terceiro jogo de fase de grupos, nem ganho duas partidas na primeira fase. Mas todos esses assombros ficaram para trás.  Em jogo disputado no Estádio Retangular de Perth, em Perth/AUS, válido pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023, as dinamarquesas venceram o Haiti por 2 a 0 e garantiram classificação às oitavas de final. Pernille Harder e Sanne Troelsgaard marcaram os gols.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

A Dinamarca começou a partida com intensidade. Logo aos três minutos, depois de escanteio cobrado por Veje e corte parcial de Théus, Vangsgaard chutou, a goleira deu rebote e Boye marcou, mas o gol foi anulado por impedimento. Quando o Haiti conseguia equilibrar o confronto, veio o lance decisivo. Vangsgaard tentou passar a bola para Holmgaard, mas a bola bateu na mão de Pierre-Louis e a arbitragem marcou o pênalti. Na cobrança, Pernille Harder balançou as redes. Com o placar aberto, as haitianas se lançaram ao ataque, tinham organização ao construir os lances, mas encontravam dificuldades em finalizar. Nos acréscimos, as dinamarquesas balançaram as redes de novo, mas Harder estava em posição irregular e o tento foi invalidado.

No segundo tempo, o panorama ficou ainda mais evidente. O Haiti tentava chegar mais vezes no campo ofensivo, mas não conseguia ser eficiente nas conclusões, enquanto as dinamarquesas mantinham a posse de bola por mais tempo e melhor organização tática. A segurança em campo e a administração do resultado impediam que as haitianas fossem efetivas. Mesmo com as modificações, as debutantes não conseguiram mudar o cenário. A Dinamarca chegou a marcar mais um na reta final, mas novamente foi anulado. Até que veio o sacramento da classificação. Aos 54 minutos, Gejl acionou Troelsgaard em contragolpe. A terceira maior artilheira da equipe entrou livre na área pela direita e bateu cruzado para fechar o jogo.

Ao fim da fase de grupos, as dinamarquesas ficaram na segunda posição do Grupo D, com seis pontos ganhos, enquanto o Haiti se despede sem pontuar. A Inglaterra venceu as três partidas e ficou na primeira colocação da chave. A adversária da Dinamarca nas oitavas de final será a Austrália. O duelo contra as anfitriãs será às 7h30 da próxima segunda-feira (7), no Estádio Austrália, em Sydney/AUS.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo