Opinião

Dinheiro à vista: Flamengo, Banco BRB e o dinheiro público

Rodolfo Landim costurou acordo entre Flamengo e Banco BRB. Instituição financeira é o novo patrocinador do clube.

Publicado em

Alexandre Vidal /Flamengo
— Continua depois da publicidade —

Quem me conhece há anos e me acompanha aqui no Esporte News Mundo, sabe que não sou fã da injeção de dinheiro público no esporte, principalmente no futebol, seja da forma que for. E não mudar minha forma de pensar. Mas é o Banco BRB no Flamengo?

Atualmente, a instituição, segundo a Revista Exame, é o sétimo maior banco do Brasil em termo de patrimônio líquido. De acordo com a publicação, pela ordem estão: Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa e Banco BMG.

CONHEÇA O CANAL DO ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!

O Banco BRB possui forte ligação com o Flamengo. Afinal, a instituição financeira desembolsa R$ 2,5 milhões por mês para patrocinar o basquete rubro-negro. O dinheiro, inclusive, é repassado sob argumento de ajudar no desenvolvimento do basquete brasileiro.

Publicidade

A coluna apurou que o patrocínio envolve um relatório elaborado pelo Governo do Distrito Federal, que mais da metade da população da capital federal torce para o Flamengo. Além disso, os executivos do banco estatal consideraram o fato de a equipe carioca estar em evidência no futebol sul-americano.

SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM.

Além disso, é bom lembrar que o Banco BRB é considerado um banco popular, que briga no mercado financeiro por um público B, C e D. Como o futebol é o esporte com mais apelo para esta classe, o Flamengo é visto como peça chave para aumentar o número de clientes nesta faixa social.

Por ser uma instituição pública é totalmente normal que as pessoas não avaliem com bons olhos e liguem o investimento no Flamengo a possíveis negócios obscuros. O fato do acordo ser com o rubro-negro também vai provocar a ira de dirigentes rivais.

A princípio, vai aumentar ainda mais a desconfiança de mais verba pública para “fortalecer” o Flamengo. O Banco BRB, como instituição, deseja enfrentar de igual para igual seus concorrentes, foi certeira na escolha. Mas pecou por não bater o pé na exclusividade na camisa.

CURTINHAS:

PESQUISA: De acordo com o Datafolha, o Flamengo é detentor da maior torcida do Brasil. O instituto afirma que 20% dos brasileiros são rubro-negros, o que equivale a cerca de 42 milhões de pessoas. Isso foi fundamental para o BRB.

FILA DO BANCO: Flamengo e BRB terão contrato de três anos e entra em vigência em 1º de julho. A instituição prepara o lançamento de seu banco digital com contas, cartões de débito e crédito, além de diversos produtos previdenciários, de capitalização e de investimentos.

LINHAS PEQUENAS: O acordo estabelece a divisão dos lucros de todas as operações entre Flamengo e BRB. Resumindo: 50% para cada lado. Segundo a instituição, o banco espera abrir 1,5 milhão de contas já no primeiro ano de contrato e movimentar mais de R$ 5 milhões em negociações bancárias.

OTIMISMO: De acordo com o BRB, o banco possui 750 mil clientes em todo o Brasil. Com o banco digital e a parceria com o Flamengo, os executivos estão prevendo que a plataforma chegue a valer R$ 2 bilhões em cinco anos.

LEIA MAIS:

+ Vem aí o Cariocavírus

+ O que sobrará ao Vasco da venda de Marrony para o Atlético-MG?

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Esporte News Mundo*

9 Comentários

As mais acessadas

Sair da versão mobile